Carlo Ambrosini nasceu em 15 de abril de 1954, na comunidade de Azzano Mella, na região da Lombardia, uma província da Bréscia - Itália.
Ambrosini é roteirista e desenhista de quadrinhos, formado na "Accademia de Brera". Inicia sua carreira no ano de 1976, quando desenha histórias de guerra para a Casa Editoriale Dardo. Trabalha na revista sobre a História da Itália em quadrinhos, de Di Enzo Biagi, e colabora com as editoras Ediperiodici e Mondadori.
Mas é em 1980 que faz seu primeiro trabalho para a Sergio Bonelli Editore (SBE), quando desenha o episódio PELE-VERMELHA, número 26 da primeira série de KEN PARKER. Nesta edição, assim como em A LENDA DO GENERAL, ainda divide os créditos da arte com Ivo Milazzo. Ambrosini passa a ser parte de um pequeno e seleto grupo de desenhistas que trabalharam com Rifle Comprido.
Ambrosini desenhou as edições PELE-VERMELHA (KP 26), A LENDA DO GENERAL (KP 32), CRÔNICA (KP 37), A MULHER DE COCHITO (KP 45), HISTÓRIAS DE SOLDADOS (KP 50 - Episódio Morte em Resaca), A FÚRIA DE NAIKA (KP 52 - Em parceria com Giampiero Casertano), A PRÓPOSITO DE JÓIAS E TRAPAÇAS (KP 56), OS GAROTOS DE DONOVAN (KP 59), e IMMAGINI (história publicada em KP magazine 23), roteiro de Berardi, que narra o encontro de Ken com Daylan Dog, ainda inédita no Brasil.
No ano de 1984, escreveu e desenhou a série Nico Nacchia, que foi publicada na revista Orient Express, e três anos depois inicia seu trabalho em Dylan Dog, onde desenhos vários episódios e escreveu seus primeiros roteiros para o personagem em 1994.
Para a SBE criou o personagem Napoleone, que teve 54 edições numa periodicidade bimestral. Ficou quase sempre no comando dos roteiros e desenhou seis edições desta série.
Cria em maio de 2008 seu mais recente trabalho, Jan Dix. A série provavelmente será constituída por 18 volumes. É fixada na Holanda dos dias de hoje e narra às aventuras de uma crítica de arte.
Lucas Pimenta.-
4 comentários:
Adoro os bastidores dos quadrinhos...
vcs deviam falam do processo de criação de cada artista...
desde os roteiristas aos desenhistas.
Abraços
Bela capa esta do Jan Dix.
ótimo desenhista e muito bom na pintura
AMoreira
O personagem não está meio a cara do Sean Connery?
Rafael, temos em mente esse tipo de matéria...
Com um tempo vamos elaborar e colocar no KEN PARKERBlog.
Até então vamos apresentando as pessoas que são responsáveis por dá vida ao nosso Ken. Continue nos acompanhando.
Mario (para o João não reclamar mais, risos...) Eu achei mais a cara do próprio Ambrosini. Olhe o auto-retrato e o desenho da capa...
O que acha?
Abração
Postar um comentário