19 de abril de 2009


Olhar de quem está acostumado a ver, perceber pequenos sinais que a presa não foi capaz de evitar. Postura de quem não tem pressa, pronto, porém, para se tornar caçador. Eis o KEN PARKER de Valmar Oliveira, anatomia correta. O trabalho com o lápis traz luz, sombra e percepção das diversas texturas: os tecidos da camisa e da calça, o couro das botas, marcas e dobras. Um descuido e lá se foi o contorno do joelho esquerdo, mas a um artista não se cobra, NUNCA, perfeição e sim, estilo.

Valmar, no entanto, artista que é, decide surpreender e torna seu desenho ilógico apresentando um Kentucky surreal, peça única e polida que perde sua forma, simplificando-se para ser mais prático. Útil, torna-se apêndice, manso, submisso. Sinceramente, não dá para entender, explicar o contraste. É só para admirar.

João Guilherme


SOBRE O ARTISTA:

Valmar Oliveira é natural de Salvador/BA, nasceu em 1972. Desde muito cedo vivia cercado por elementos que o acompanham até hoje, como música, filmes, seriados e quadrinhos. Antes mesmo de ler já rabiscava nos livros da casa. Influenciado por seu pai, consumia avidamente as revistas que lhe eram dadas, em especial os quadrinhos de heróis.

No meio dos anos 80 tomou contato com o quadrinho underground europeu e nacional, o que abriu novos horizontes para um novo tipo de linguagem, passando a explorar novas técnicas. No final dos anos 80 participou da AQB (Associação de Quadrinistas da Bahia), grupo de fanzineiros que se reuniam para troca de idéias e experiências. Suas maiores influências como artista são: Jack Kirby, Frank Miller, Frazetta, Bené Nascimento, Jim Starlin, Mike Mignola, Brian Bolland, Tanino Liberatore, Dali, Caravaggio, Bob Larkin, Earl Norem, Dave Mckean, além de filmes de terror, ficção.

Participou de fanzines, publicando quadrinhos, tiras, ilustrações ou fazendo resenhas, inclusive de música. Publicou quadrinhos na revista Crau, da extinta Impression, quadrinhos eróticos pela 2M (Brazil e HQ Brazil), e no núcleo de pesquisa da UFBA (Universidade Federal da Bahia), onde se formou como Bacharel em Artes Plásticas, participou de vários salões de humor nacionais e internacionais (como a 4th Cartoons Undercover na Bélgica e o XXX Salão de Piracicaba), trabalhou como free lancer para algumas agências publicitárias em Salvador como ilustrador.

Atualmente trabalha como educador, além de realizar trabalhos de ilustração ocasionais. Faz parte da HQ Bahia, nova associação de quadrinistas. Publicou HQs pela Editora Júpiter II (antiga SM) nas revistas Boca do Inferno e Raio Negro, após um período afastado dos quadrinhos. Prepara novos projetos atualmente para o Raio Negro e Redentor, personagem de Marcos Franco, além de outras atividades relacionadas com quadrinhos, ilustrações e curtas de terror amador. É um dos administradores do blog de quadrinhos Pig Arts, colunista do Reidjou, sobre Rock e Heavy Metal.

KEN PARKERBlog

6 comentários:

Adalton Silva disse...

Hum... Creio que o Valmar estava mesmo era pensando no Dr. Donald Blake. Loiro e com um "cajado" na mão... Sei não, viu! hehehehehehehehehehehehe

(desculpem-me, não puder perder a piada...)

Lucas Pimenta disse...

Pô Dadal, só o cajado não o define "O poderoso Thor"...

É o kEN. O olhar do KEN. A postura de um caçador, como o KEN.

O Valmar foi feliz na concepção...

Mas está perdoado pela piada...
he he he

Val disse...

Po, o ken parker ai ta com a cara do Robert Redford, como foi concebido pelo seu criador....


e Lucas... eu tava sem pc, vc saiu do orkut, e quando acessei pra ver se vc postava algo no pig q ficou parado, nao te achei

JoguL disse...

Salve, Valmar!
Gostei do seu trabalho, até escrevi sobre ele, mas você vai me desculpar, o seu Ken Parker não tem nada da fisionomia do Robert Redford e olha que acompanho o ator-diretor desde Essa Mulher é Proibida (com Natalie Wood),Buth Cassidy, Um Golpe de Mestre, O Candidato, Três Dias do Condor, Todos os Homens do Presidente, Uma Ponte Longe Demais, Brubaker,
Proposta Indecente, Havana, O Encantador de Cavalos, Leões e Cordeiros e outros mais...claro, e Mais Forte que a Vingança.

Mas não se importe, gosto do seu trabalho por ser independente de Milazzo (que usou Redford como referência).

Abraço,
João Guilherme.

tonyferreirafilho disse...

Tinha toda a coleção de Ken Parke, Tex, Zagor e outros, mais o que eu mais gostava era Ken Park. Valeu por me fazer relembrar momentos tão felizes da minha vida.

Grande Abraço.
tonyferreirafilho
www.tonytatuagens.blogspot.com
www.baboseiras-zem.blogspot.com

JoguL disse...

Ken Parker sempre vai estar aqui, Tony,portanto, seja bem-vindo.

Abraço,
João Guilherme.