7 de abril de 2009

Tiziano Sclavi: O mestre do mistério e do terror.

Tiziano Sclavi nasceu em Broni (Pavia), Itália em 1953 e vive em Milão. Poucas pessoas sabem que seu primeiro amor e interesse principal foi a literatura! Leu grandes clássicos da literatura mundial e tem Edgar Allan Poe como um dos seus escritores preferidos. Ainda criança ele escreveu "I padroni di Sacramento". Em 1971, ele publicou artigos e notícias em "Il Messaggero dei Ragazzi", com o pseudônimo de Francesco Argento (que talvez ele tenha “tomado” do diretor de filmes de horror do cinema italiano). Sob o mesmo pseudônimo publicou histórias de detetive.

Ele participou de um concurso literário, Prêmio Scanno, e ganhou com um estranho romance chamado "Cinema", escrito em 1972 quando tinha apenas 19.

Em 1974, tem sua estréia no mundo dos quadrinhos, onde escreveu roteiros para "Gli Aristocratici" série, criada por Alfredo Castelli.

Em 1975, com pseudônimo de Campioni ele publicou o romance "Un Sogno di Sangue".

Escreve a história em quadrinhos de "Altai & Jonson" (ilustrada por Giorgio Cavazzano). “Altai & Jonson” é sobre dois detetives de São Francisco. Ele escreve também "Archivio zero", desenhado por Morisi.

Até 1980, sua produção já era intensa e além de trabalhar para televisão italiana, trabalhava com grandes nomes dos quadrinhos italianos, como Giorgio Cavazzano ("Allister e Miki", "Devoluzione"), Simone Michelini ("John John va nel West"), Cesare Colombi ("Sam Peck") Umberto Manfrin ("Il Cavallino Michele"), Marco Rizzo ("Bizarro"), entre outros... No ano seguinte foi contatado por Bonelli (ainda CEPIM) e começou a colaborar como roteirista de Zagor e Mister No.

Capa da edição 35 de KEN PARKER.

É nesse período da sua vida, que convidado por Berardi, escreve o roteiro de duas histórias para KEN PARKER. A primeira é a edição de número 35, em Novembro de 1980, intitulada "Il sentiero dei Giganti" (O CAMINHO DOS GIGANTES). Seis edições depois volta a Rifle Comprido, para mais uma história, em Agosto de 1981, "Alcune signore di piccola virtù" (ALGUMAS SENHORAS DE POUCA VIRTUDE). A arte da edição 35 fica a cargo dos desenhistas Giovanni Cianti e Ivo Milazzo e a 41 com Sergio Tarquinio.

Capa da edição 41 de KEN PARKER.

Em 1986, concebe, aquela que é sua maior contribuição aos quadrinhos, Dylan Dog, O Detetive do Pesadelo, (personagem que tem suas feições baseadas no ator inglês Rupert Everett). Inicialmente não vai bem nas vendas, mas depois se tornou uma das maiores febres dos quadrinhos italianos, chegando por uns tempos a ser mais vendido que o carro-chefe da editora, Tex!

Rupert Everett e Dylan Dog

Sclavi criou histórias envolventes que misturavam de forma muito competente, horror, humor, aventuras, e sexo (Dylan Dog é talvez o maior “pegador” dos quadrinhos italianos)!!! Com roteiro cinematográfico, Dylan chegou a patamares que poucos personagens de quadrinhos chegaram.

Como prova da grande influência do personagem no imaginário popular, Hollywood está adaptando para os cinemas a HQ, com o ator Brandon Routh no papel do Detetive. Dead of Night (Calada da Noite) nome do filme, ainda não tem data de estréia, mas já está nas fases finais de gravação e o lançamento deve acontecer em 2009.

Atualmente, Tiziano, continua trabalhando para SBE e nos roteiros de seu personagem principal!


Imagem para o Festival de Lucca em 2002.

Lucas Pimenta

7 comentários:

Adalton Silva disse...

Opa! Bom saber que não foi apenas o Berardi que escreveu sobre o Ken Parker...

Anônimo disse...

Excelente matéria, amigo Lucas.
É muito bom conhecermos o perfil dos criadores de nossos heróis.
Abraços.
AMoreira.

Lucas Pimenta disse...

Obrigado Amoreira!!

Que venham os próximos!

Adalton, essas duas aventuras que o Sclavi participou, ele "apenas" roteirizou...

Todo o argumento ainda é de Berardi!

Bira disse...

O Lucas sempre fazendo um ótimo trabalho investigativo aqui!
Parabéns, meu rei!
Braços

Lucas Pimenta disse...

Obrigado irmão!
Se o trabalho ficou bacana, é por conta da sua colaboração também!

Valeu a força!

Grimm disse...

certa vez li, em algum lugar que o Dylan é considerado cult na Itália, tendo inclusive um festival (anual talvez)de terror com seu nome, porém não tenho certeza da fonte.
Mas o que acho que não me agradará é este filme que paira uma enorme sombra de "produção padrão americana".
Vou até além, e acho que vai ser mais um Constantine. outra coisa, me desculpem os fans, mas Dylan sem Groucho é foda. É melhor ele sozinho que com outro parceiro.

JoguL disse...

Dylan Dog Horror Festival, realizado anualmente na Itália, parceiro Grimm. Concordo com você, Hollywood vai fazer um verdadeiro terror com o filme do DyD, como fez com Constantine. E sem o Grouxo...que se danem todos...eu já estou sem ler o Detetive do Impossível há um bom tempo, o que mais tenho a perder.

Bira, sou seu fã, não me decepcione, espero que você faça o papel do Batman nessa dupla (...risos...).

Adauto, AMoreira, Manucas,
abraços,

João Guilherme.