27 de agosto de 2008

KEN PARKER, as melhores histórias.

Quais as 10 melhores histórias de KEN PARKER? Uma escolha nada fácil, para não dizer impossível. Mas há aqueles que tentaram essa façanha. Por exemplo, o site italiano UBC Fumetti conseguiu durante anos (1998-2005), manter o UBC Top Ten (dedicado a vários títulos bonellianos), onde as histórias, de acordo com a preferência dos internautas, disputavam os melhores lugares. Essa seção não é atualizada desde 2006 e as 10 melhores histórias de Rifle Comprido, no conjunto são: ADAH; LILY E O CAÇADOR; CHEMAKO; IL RESPIRO E IL SOGNO (essas 04 primeiras posições nunca foram alteradas); GREVE (em alta); A BALADA DE PAT O'SHANE; DIREITO E AVESSO (essas em baixa); UM PRÍNCIPE PARA NORMA (inalterada em relação a pesquisa anterior); CRÔNICA (aparecendo pela 1° vez) e BOSTON (em queda).

Entre agosto de 2005 e maio último, o Forúm TexBR, abordou o tópico Qual o melhor KEN PARKER? e chegou a um resultado mais abrangente que a lista UBC, já que considera os episódios da coleção KP Magazine, lançada no Brasil pela Mythos Editora . Eis as histórias: CHEMAKO e LILY E O CAÇADOR (05 votos); LAR DOCE LAR e ADAH (04); A CARAVANA DONAVER (03); CRÔNICA, OS PIONEIROS e SILÊNCIO BRANCO (02). Foram citadas uma única vez: MINE TOWN; HOMÍCIDIO EM WASHIGTON; SANGUE NAS ESTRELAS; TERRAS BRANCAS; HOMENS, FERAS E HERÓIS; BUTCH, O IMPLACÁVEL; UM HOMEM INÚTIL; AS COLINAS SAGRADAS; A LENDA DO GENERAL; O CAMINHO DOS GIGANTES; GREVE; OS CERVOS; UM PRÍNCIPE PARA NORMA; AVENTURA HUMANA; A TERRA DOS HERÓIS; A MARCA DE McCORMACK; AS TRILHAS DO CÉU e UM SOPRO DE LIBERDADE.

É importante ter em mente que quando o site italiano encerrou suas pesquisas, toda a saga do Rifle Comprido já tinha sido publicada na Itália.

O livro KEN PARKER - Lungo Fucile, de Gisello Puddu e Mauro Giordani (Editoriale Mercury - 2005), em seu 6° capítulo; 2° parte, "As aventuras mais belas" (páginas 106), sob o título KEN PARKER em 10 histórias, traz aquelas histórias que podemos considerar a "espinha dorsal" da primeira fase: CHEMAKO, A BALADA DE PAT O'SHANE; HOMENS, ANIMAIS E HERÓIS; LILY E O CAÇADOR, LAR DOCE LAR; DIREITO E AVESSO; ADAH; GREVE; UM PRÍNCIPE PARA NORMA e IL RESPIRO E IL SOGNO. Mais uma vez o material da KP Magazine, assim como os 04 especiais da SBE, ainda inéditos no Brasil, I CONDANNATI, AI TEMPI DEL PONY EXPRESS, LE AVVENTURE DI TEDDY PARKER e FACCIA DI RAME, ficaram de fora.

Por fim, em algumas das nossas entrevistas, foram citadas quais as cinco melhores histórias, que podem ser vistas clicando aqui.

E vocês, quais são suas histórias preferidas?


João Guilherme

3 comentários:

Grimm disse...

sou avesso a listas em geral...
as que mais gostei até agora,
A Balada de Pat O´Shane
Homens, Feras e Heróis
Lily e o Caçador (li esta um pouco após consegui ver o filme "Mais Forte Que A Vingança")
Chemaco
Terras Brancas (esta é foda)
A Caravana Donaver
Aventura Humana . . .

Até o momento, estou ainda na garipagem ...
Tou seco para ler "Um principe para Norma", Adah, Butch

JoguL disse...

'noite, Grimm!
Li seu comentário no Fórum Texbr enaltelcendo Terras Brancas e abordando a prática forçada do canibalismo. Somente Berardi para abordar tal tema sem ser grotesco.
Quando li essa história minha reação foi bem parecida com a sua.
E como se não bastasse, Berardi retorna ao assunto em A Caravana Donaver e desta vez contando com a genialidade de José Ortiz, que deu muito mais dimensão a situação.

Um Príncipe para Norma é brilhante, mas Adah é genial. Narrada em dois tempos, o modo como Milazzo interpreta, tecnicamente, presente e passado, Ken Parker na condição de simples coadjuvante faz dessa história uma das melhores de toda a saga.

Butch é uma ode aos Comanches. Talvez a aventura mais violenta que li em toda minha vida de gibizeiro. Até mesmo a arte de Bruno Marraffa, desorganizadamente carregada, contribui para tamanha selvageria.

Veja em nossos links e entre em contato com o Fã Clube Tex 2000, o João Batista é gente boa e confiável, lá você encontra esse material da antiga Vecchi e por um preço justo.

Abraço,
João Guilherme.

Roberval disse...

Dificil fazer listas, principalmente quando há tantas belas histórias, mas vamos lá:
1- Lar, Doce Lar
2- Adah
3-Caçada Humana
4- O Crepúsculo de Urso Negro
5- Um príncipe para Norma
6- Hálito de gelo
7- Greve
8- A Terra dos Heróis
9- Um homem inutil
10- Os pioneiros
11- O caminho dos Gigantes
12- Trilhas do Céu
13- Bufalo Bill