14 de agosto de 2008

Quando as cores perdem o tom...

Agosto de 1994, uma edição muito especial de IL RESPIRO E IL SOGNO, a compilação das quatro aventuras sem texto de Giancarlo Berardi (FILHOTES, A LUA DA MAGNÓLIA EM FLOR, SOLEADO e PÁLIDAS SOMBRAS), com as magníficas aquarelas de Ivo Milazzo, põe término à KEN PARKER Serie Oro.


Considerada a história de Rifle Comprido mais publicada em todos esses anos, já se destacou em papel de alta qualidade, álbuns de luxo, edição cartonada e até minissérie em 04 volumes.

O que faz, então, dessa edição da Parker Editore, uma brochura medindo 16 X 21 cm, 96 páginas, sem ao menos uma capa inédita, um marco? Um simples detalhe: foi lançada em preto e branco.

Incrível, aquela que se tornou o expoente de toda a obra de Berardi e Milazzo, justamente pelas suas cores e ausência de palavras, foi, parcialmente, amputada...o céu, as árvores, os rios, bichos, índios e o sol se transformaram em tons de cinza, um cinza lavado, como se tivesse desbotado diante de tamanha a ousadia.

Feliz foi a Panini Comics, que, em novembro de 2005, lançou essa obra-prima em todo o seu esplendor, mesmo recorrendo ao formato 14 X 21 cm.

IL RESPIRO E IL SOGNO, UM PRÍNCIPE PARA NORMA, ONDE MORREM OS TITÃS e UM HÁLITO DE GELO, originalmente, foram publicadas nas revistas de autor Orient Express e Comic Art, em capítulos e a cores.

A Parker Editore relançou os primeiros 59 episódios de KEN PARKER e as 04 histórias da Orient Express e Comic Art na coleção Serie Oro.

QUACK! A homenagem ao Pato Donald também consta de IL RESPIRO E IL SOGNO em p&b.

A arte utilizada na capa do último número da KP Serie Oro foi realizada por Milazzo para o álbum de luxo IL RESPIRO E IL SOGNO, a cores, lançado pela Parker Editore em duas versões (cartonada e brochura), em janeiro/fevereiro de 1993.


João Guilherme

2 comentários:

Anônimo disse...

Quack saiu aqui no Brasil também? Na edição do CLUQ?

Felipe Leite

JoguL disse...

Salve, Felipe!
Não, QUACK! não foi publicada no Brasil, ainda. Mas você pode se divertir com ela aqui no KEN PARKERBlog: http://kenparker.blogspot.com/2008/01/nunca-tarde-nunca-demais-quack.html

Abraço,
João Guilherme.