28 de agosto de 2008

Explorando Luca Vannini


Vannini nasceu em 1961 e inicia sua carreira de desenhista em meados dos anos 80, no estúdio de Dino Leonetti (Maghella-quadrinhos eróticos, História de Roma, "Flor"). Trabalha para as editoras Scorpio e Acme. Em 1992, une-se a um grupo de artistas romanos, liderados por Giuseppe Ferrandino (Dylan Dog) . Desenha para a revista Nero (Granada Press) e ilustra histórias de Billitteri, personagem de Giuseppe Di Nardo.

Mas esse artista italiano natural de Roma, que só desenhou as primeiras 56 páginas de FACCIA DI RAME, último episódio do scout, é aquele que mais se beneficiou de KEN PARKER após o término de sua breve vida editorial, superando, acredito, até mesmo Ivo Milazzo. Seus trabalhos , quase sempre explorando o espírito livre de Rifle Comprido, seu contato com os índios, os perigos e a solidão das Rochosas, estão nas galerias, disputados a preço de ouro em leilões. Vannini é o criador gráfico de Júlia Kendall e autor de Tu Che M'Hai PRESO Il Cuor.

KEN PARKERBlog

7 comentários:

Lucas Pimenta disse...

Não superou Milazzo não... mais é o artista que melhor explorou o montanhês que KEN PARKER era, antes de assassinarem seu irmão.

Se KEN PARKER voltar, Vanini merece uma chance de ilustrar uma história inteira...

Ou um especial que nem Um príncipe para Norma... Onde ele dividiria a arte com Ivo Milazzo...

Quem sabe, PARKER, em tempo presente, desenhado por Milazzo... e as lembranças da vida de montanhês, ilustrada por Vanini.

Abraços

Anônimo disse...

Sensacional!
Não conheço a totalidade das obras deste artista, mas em minha opinião,estas aquarelas superam as do Milazzo sim.
AMoreira.

Roberval disse...

Concordo, Lucas. O cara é bom, mas ainda prefiro as aquarelas do mestre. É que Milazzo desenha Rifle Comprido até dormindo, rsrsrs.

JoguL disse...

Peraí, gente!
Está havendo uma interpretação equivocada das minhas palavras (talvez, não tenha me expressado corretamente, pode ser). Por melhor que seja Vannin, o homem está anos luz atrás de Milazzo. Agora vamos rever o que escrevi:"...é aquele que mais se beneficiou de Ken Parker após o término de sua breve vida editorial, superando, acredito, até mesmo Milazzo". Em nenhum momento quiz dizer que Vannini superou, tecnicamente, Milazzo (sou louco mas não senil), mas que, talvez, tenha explorado mais a imagem de Rifle Comprido, desenhado muito mais vezes Rifle Comprido depois do lançamento de FACCIA DI RAME, afinal, a quase totalidade dos trabalhos de Vannini datam da primeira metade dos anos 2000 e o último especial de Ken Parker foi publicado pela SBE em janeiro de 1998 (se formos atentos no meu texto é isso que está escrito lá). Que eu saiba, oficialmente, depois de janeiro de 1998, Milazzo desenhou as capas dos álbuns LILY E O CAÇADOR (2003),
LAR DOCE LAR (2004), a capa da edição comemorativa dos 30 anos de Ken Parker (2007) e o pôster que a Infinitestatue utilizou para criar a estátua do scout (2007). Estarei esquecendo algum outro trabalho de Milazzo com Ken Parker?

Lucas, você, simplesmente, repetiu meu comentário: "...é o artista que melhor explorou o montanhês que Ken Parker era...". Muito mais que Milazzo, depois que a série se encerrou.

Abraços,
João Guilherme.

Anônimo disse...

É.......
Então eu é que estou senil.
Porque eu quis dizer exatamente o que escrevi.
Abraços.
AMoreira.

Grimm disse...

Só sei que esta ilustração do ataque do urso é fenomenal.

Lembrei de cara do filme "The Edge" ("No Limite" no Brazil), no qual o Sir Anthony Hopkins e um outro passam um arrego dos infernos diante de 800 kilos de fúria de um pardo. Deu até pena do Parker nesta imagem.
O cenário ao fundo, dando aquela sensação de profundidade sem fim e o bafo gelado do pardo deram um grau a mais na ilustração.

JoguL disse...

Grimm,
esse filme com o Anthony Hopkins e demais...não fosse aquele canivete...
Esse trabalho do Vannini é fantástico, se prestarmos atenção aos picos nevados, vamos notar, facilmente, as pinceladas mais carregadas de tinta. E os detalhes na árvore à direita do observador...Adoro apreciar esses detalhes.

Abraço,
João Guilherme.