5 de setembro de 2008

A história de Renzo Calegari

Renzo Calegari nasceu em Bolzaneto, Gênova, em 05 de setembro de 1933...em Milão, freqüentou o Estúdio de Rinaldo D’Ami...desenhou El Kid, Os Três Bill e Davy Crocketty para a editora de Tea Bonelli e muitas histórias de guerra para os ingleses...e daí? O que esse currículo acrescenta ao Mundo dos Quadrinhos? Sim, ele estava apenas iniciando uma carreira fantástica, em 1957 tinha, apenas, 23 anos...e daí?


Também não importa sua brilhante participação em WELCOME TO SPRINGVILLE, minissérie escrita por Berardi, publicada na Skorpio (depois, a cores, na Collana West, da Edizioni L’Isola Trovata).

Graças à técnica apurada do nanquim, o traço característico e seu vasto conhecimento dos cenários de faroeste, foi convidado para desenhar um episódio de KEN PARKER, A LONGA PISTA VERMELHA (KP 17 – Vecchi/CLUQ)...no entanto, não terminou o projeto, concluído por Giorgio Trevisan.

Desenhou Boone, para Il Giornalino...A BALADA DE ZEKE COLTER, aventura de Tex, para o primeiro Almanacco del West (TXC 131 – Globo)...e uma história do Mister No...mesmo assim, continuo perguntando, e daí?

Renzo Calegari, que aniversaria no dia de hoje, em 1964, com o saudoso Gino D’Antonio, outro imortal, enriqueceu o Mundo dos Quadrinhos com Storia del West, a primeira, a grande, a magnífica saga da conquista do Velho Oeste, contada através dos Adams e Mac Donald. Isso já basta.

No Brasil, Storia del West foi publicada pela Editora Brasil-América Ltda. (Ebal), na revista Epopéia Tri (nov/1970 a out/1987) e pela Record, no início dos anos 90, sob o título História do Oeste. A editora paulista só lançou 47 episódios da série.

João Guilherme

4 comentários:

Anônimo disse...

Renzo Calegari é realmente um desenhador fenomenal e que eu muito aprecio (não só em Tex, obviamente) e é também devido a ele, que há quem considere (como é o meu caso) que Tex, teve nestes 60 anos, um staff de desenhadores, como nenhum outro personagem no mundo e um dos grandes é sem a menor dúvida o Renzo Calegari

Comic-book artists and advertising. disse...

Renzo é demais. Um mestre no maior sentido da palavra. Me apaixonei por seus desenhos na primeira vez que os vi. O cara é demais.

Roberval disse...

Seu domínio da cena, dos personagens e do próprio gênero são magistrais. Sempre curti as histórias que Calegari desenhava e junto com o Gino D'Antonio, era o melhor desenhista de Epopéia Tri, no meu entender.

Roberval disse...

Não tinha reparado, mas nesta aquarela aparecem todas as personagens dos episódios. Que legal!