10 de setembro de 2008

Luca Vannini

KEN PARKERBlog

4 comentários:

Roberval disse...

Tenho a impressão que Vanini não entendeu Ken Parker, colocando-o nesta pintura exatamente como ele não seria.

JoguL disse...

Amigo Mário,
Quando CHEMAKO, Ken Parker, ao lado dos Hunkpapa, participou de uma caçada aos búfalos; na mesma aventura ele mata uma ursa (que defendia seu filhote,) para salvar a vida de Theba; a história FILHOTES (OS CERVOS) começa com um tiro em uma corça; no episódio HISTÓRIAS DE SOLDADO Ken e o escritor Ambrose Bierce matam o mesmo veado; em TERRAS BRANCAS é a vez de abater um urso polar (e de uma forma das mais dolorosas, para o animal); em OS PIONEIROS é um coelho a vítima; NA ESTRADA PARA YUMA um veado só não é abatido por Rifle Comprido graças a um assalto que acontece nas proximidades; em LILY E O CAÇADOR é uma festa, levam a pior um cervo e uma ursa (sem contar os lobos; em MILADY Ken Parker participa, sim, como caçador de peles, de uma matança a búfalos (até é obrigado a sacrificar um filhote que não sobreviveria sem a mãe abatida) e nem vamos falar nos animais que matou (pelas peles), afinal, era um caçador...é assim que começa sua história. Concordo com você que Ken não caçava por prazer, um dos muitos que, por esporte, quase levaram os bisontes à estinção, no entanto, ele precisava comer, se cobrir, sobreviver...certamente faríamos o mesmo se lá estivéssemos, mas somos homens modernos e podemos nos dar ao luxo de frequentar restaurantes e pizzarias.

Abraço,
João Guilherme.

Roberval disse...

Na verdade, Ken caçava para ter o que comer, João. Também, no início, vivia da venda de peles. Naõ sou nenhum puritano ou ambientalista chato para julgá-lo com outros critérios. O problema é que essa pintura me lembra Bufalo Bill e outros que matavam por divertimento. Fazer o quê, amigão?

JoguL disse...

No meu comentário, pard, não fui feliz quando escrevi; "Concordo com você que Ken não caçava por prazer, um dos muitos, que por esporte, quase levaram os bisontes à extinção..." O correto é: "Ken não caçava por prazer, como muitos que, por esporte, quase levaram os bisões à extinção".

Lembra-se daquela postagem Funny Ken, de 23/06/2008, onde Rifle Comprido aparece em charges e uma delas mostra ele assando um coelho sob o olhar de tristeza da família enlutada? Independente do motivo que leva o homem a matar - sobrevivência ou hobbie -, o animal sempre leva a pior.

Abraço,
João Guilherme