23 de setembro de 2008

O efeito do efeito Lavoisier

Nossa postagem de ontem, a princípio, parece uma crítica a Ivo Milazzo. Absurdo, o Mestre, com seu domínio de claro-escuro, sua capacidade de síntese, de capturar em traços mínimos expressões e movimentos - incapazes para uma câmera imortalizar -, com sua narrativa cinematográfica e suas aquarelas belíssimas se fez, em toda sua carreira, genial. Há nove meses estamos mostrando sua arte aqui, no KEN PARKERBlog. E toda a saga de Rifle Comprido é cheia de homenagens ao cinema, literatura, quadrinhos, enfim, à Arte.

Um artista não pode sobreviver sem suas referências, que vai de uma foto mal impressa em um jornal a uma obra de arte catalogada em um livro sobre artistas famosos. Quem não é atraído pelo belo? O inusitado? O extravagante? "O artista vê o novo em simples mancha". A postagem de ontem foi extraída do livro KEN PARKERLungo Fucile, de autoria de Gisello Puddu e Mauro Giordani (Editoriale Mercury), sem o qual não poderia passar aquela informação a vocês. Por isso recorri a Lavoisier em meu título, porque na natureza, na ciência, na indústria...e na Arte tudo se transforma, evolui, inspira...

E para não perdermos a oportunidade, aqui está mais um desenho de Milazzo, desta vez extraído da história UM HOMEM INÚTIL (KP 19 – Vecchi/Cluq), baseado em outro quadro do magnífico Frederic Remington.


Cowboy


Nossa postagem de ontem causou o efeito esperado, comentários. Infelizmente, sua maioria ocorreu na Lista de Discução do Grupo BonelliHQ, o que não é o ideal.

João Guilherme

2 comentários:

Roberval disse...

Cada artista no seu nicho, caro João. Remington como pintor é coisa aparte, mas seu trabalho sozinho não serviria para ilustrar uma hq. Já o mestre Milazzo ao se apropriar da obra e fazer uma releitura (com aquele traço solto e pinceladas de preto), conta, sim, uma história. Tarefa em que, aliás, é inigualável.

Abraços

JoguL disse...

Remington era pintor, ilustrador, escultor e escritor, amigo Mário.
Consulte no Google. Você vai adorar suas ilustrações, todas seguindo esse temática western. Mas concordo, cada artista tem sua história e Milazzo é excepcional no que faz. Para mim não tem melhor. Se trazemos essas informações ao blog é a título de curiosidade.

Abraço,
João Guilherme.