11 de setembro de 2008

O homem das terras geladas

Na França, Scott Long Rifle; na Turquia, Skot Long Uzun Namlu, quando fez sua estréia na revista Pistolero (Hasal Yahinlari), agosto de 1981 e Alaska, na revista de mesmo nome, lançada no início de 1982, pela Tay Yayinlari, editora de Zagor, Mister No e outros títulos bonellianos.

KEN PARKER foi rebatizado Alaska devido suas primeiras aventuras naquela região: CAÇADA NO MAR (KP 09), TERRAS BRANCAS (KP 10) e A NAÇÃO DOS HOMENS (KP 11). A bem da verdade, a mudança de nome ocorreu devido ao momento político que a Turquia atravessava nos primeiros anos da década de 80...a junta militar que governava o país proibia a publicação de histórias clássicas de faroeste.

A Tay Yayinlari até que insistiu no título, foram 66 edições (muitas republicações) divididas em três séries distintas. As histórias não respeitavam uma seqüência, o formatinho...o mesmo adotado pela Vecchi para os quadrinhos Bonelli e as capas, todas de artistas locais (mas muito belas). A edição acima, a arte da capa refere-se ao episódio GRANDE GOLPE EM SÃO FRANCISCO, no entanto, apresenta a história SANGUE NAS ESTRELAS.

Em outubro de 1999 KEN PARKER retorna à Turquia...mais três novas tentativas, três novas editoras, três outras histórias...

João Guilherme

2 comentários:

Grimm disse...

baralho...tava me contendo aqui, mas, tenho de falar:

Que capa "horriver"

Ranchero! (cabei de ler) entrou pra minha lista das melhores...a peste meio quilo de gente da Pat O'Shane é phoda...

Parker voltou a vê-la depois depois do epsódio "Homens, Feras e Herois"?

JoguL disse...

Ranchero! Apesar da arte "brucutu" de Alessandrini tem um ótimo enredo (...risos...). O final, digno de Pat O"Shane.
Infelizmente, Ken e Pat não mais se encontraram, seria bom rever aquela ruivinha endiabrada, agora mulher, cuidando de sítio, do marido e de um par de filhos.

Abraço,
João Guilherme.