28 de março de 2009

Assim tem início o 24º episódio de KEN PARKER

Nas páginas seguintes, um solitário Rifle Comprido monta acampamento junto à água para passar a noite e, por pouco, não é pisoteado por cavalos em disparada, roubados do rancho Twin -T. O motivo do roubo, a eterna disputa, quase sempre desigual, pelas melhores terras.

O objetivo deste post, no entanto, é a solução que o artista italiano Enzo Chiomenti encontrou para a capa da edição 47 da revista francesa LONG RIFLE (Mon Journal – dez/1981). O desenhista de Pantera Bionda, Capitão Miki, Marco Polo, Zagor... somou à versão de Milazzo parte de um desenho de Bruno Marraffa e conseguiu um resultado que reconta o início da aventura, justificando, assim, sua arte. Foi tão fiel na sua cópia que transformou em cajado o que deveria ser a aba do chapéu de KEN PARKER.

  • LASSÙ NEL MONTANA (No alto Montana), Editoriale Cepim, novembro de 1979. Capa: Ivo Milazzo. Argumento e roteiro: Giancarlo Berardi e Maurizio Mantero. Lápis: Bruno Marraffa. Nanquim: VIcenzo Monti.
  • O RESGATE DO RANCHO TWINT-T (Editora Vecchi - out/1980)

  • NO ALTO MONTANA (CLUQ – 2003. Tradução: Júlio Schneider).

João Guilherme

10 comentários:

Anônimo disse...

Será que ele não observou o chapéu típico do Ken Parker?
Por falar em objetos tipicamente usados por Ken Parker, ser que o Milazzo utilizou o Rifle Kentucky como arma preferida dele, exatamente por ela ter parte do nome do personagen (KENtucky)????
Abraços.
AMoreira.

JoguL disse...

Grande Irmão!
Acredito que a escolha da arma de Ken Parker foi de Berardi, seu verdadeiro criador. Só espero que, nessa sua linha de raciocínio, Rifle Comprido não venha a padecer do Mal de Parkinson (...risos...).

Abraço,
João Guilherme.

Anônimo disse...

Grande irmão.
Você sabe que eu gosto de especular, e principalmente provocar, he, he, he.
Ainda acredito que a história de Ken Parker foi escrita por ele mesmo, na prisão, fantasiando sua vida pregressa.
Abraços.
AMoreira.

Lucas Pimenta disse...

Já disse que não acredito nessa história de "verdadeiro criador", certo?

A criação é da dupla... um visualmente e o outro nos escritos...

Milazzo pode muito bem ter sugestionado a Berardi o Rifle, ou não... Só perguntando para saber...

Não dá para afirmar nada...

Anônimo disse...

Isto também é possível, mas o mais provável, e mais comum, é que o autor da história, passe para seu desenhista (que sempre é alguem de sua confiança)o perfil e as caracteristicas físicas do seu personagem.
Porque é normal que ao escrever uma história, o autor discreva os lugares, o ambiente, as roupas e objetos usados pelos personagens de sua trama.
Ou seja ele deve ter descrito, em seu roteiro, como seria o seu personagem central.
Abraços.
AMoreira.

Lucas Pimenta disse...

Conhecendo Berardi, é provável... Mas sem uma declaração dele ou de Milazzo, só ficamos na suposição...

E por mais que Berardi tenha descrito tudo que queria na HQ, Milazzo, por ser amigo e desenhista de confiança dele, pode ter sugestionado mudanças... Mudanças essas que poderiam ter sido no rifle de Ken, na aparência do personagem, no nome de alguma história...

enfim... possibilidades infinitas...

Afinal, o desenhista também é parte do processo criativo.

E não considero esse lance de Berardi o verdadeiro criador do personagem, porque Milazzo é o criador gráfico, logo criador do personagem também!!!!

Por pensamentos assim, que Stan Lee leva créditos na maiorias das coisas, injustamente...

Que Bob Kane recebe os créditos sozinho por Batman, delegando a Bill Finger o esquecimento.... e por ai vai...



Abração irmão!

JoguL disse...

Sim, Berardi & Milazzo, por um determinado período de tempo, formaram, talvez, a maior dupla de criação das Histórias em Quadrinhos. Ken Parker é a maior expressão dessa união, creio que ter consciência disso já basta. O resto é engrossar a lista de comentários de uma postagem das mais fuleiras (...risos...).

Abraços,
João Guilherme.

Anônimo disse...

Fuleira?????????
Entendo que o objetivo das postagem é gerar o maior numero de visitas e comentários possíveis, e esta conseguiu, mas de qualquer maneira, paro por aqui.
Abraços.
AMoreira.

Lucas Pimenta disse...

Amora, meu amigo, desculpa se pareci grosseiro...

Não era intenção... apenas digitava rápido, pois estava trabalhando...

Mas fiquei com vontade de responder...

Se pareceu, não era intenção... perdoe seu amigo baiano!

No mais, o João agora disse tudo!

JoguL disse...

Eita! Todo mundo estressado (?)
Eu disse que a minha postagem é fuleira, já fiz melhor. Sim, Grande Irmão, o objetivo das postagens é conseguir o maior número possível de comentários e não proibi ninguém de comentar. Só comentei, também tenho o direito, que vocês estavam trocando 6 por 1/2. Quem me dera que a entrevista que você nos concedeu e tantas outras postagens importantes tivessem 10 comentários como esta.

Abraços,
João Guilherme.