Sem palavras
Por Milena Azevedo*
Quando faço essa afirmação, também me coloco como uma leitora e pesquisadora que entende, assim como o Prof. Moacy Cirne, a calha/sarjeta como elemento fundamental dessa mídia, não o balão. A calha permite que o leitor construa a história – e dê seu próprio ritmo a ela – junto com o autor.
Os mais radicais vão me lembrar que as histórias em quadrinhos utilizam imagens e textos para passar uma mensagem, pois o texto vem, muitas vezes, como um reforço da própria imagem. Tudo bem. Às vezes é necessário se acrescentar palavras, mas às vezes não. Principalmente quando o roteirista é o genovês Giancarlo Berardi.
Berardi tem um estilo único. Seus roteiros são tão bem escritos e suas parcerias com desenhistas tão sintonizadas que terminam por sincronizar, de forma ímpar, a ideia da ação e a sua representação. E o parceiro mais longevo de Berardi é o desenhista Ivo Milazzo, seu conterrâneo.
Ao se ler os quatro volumes dos especiais de KEN PARKER – OS FILHOTES, A LUA DA MAGNÓLIA EM FLOR, SOLEADO e PÁLIDAS SOMBRAS –, lançados com tiragem limitada pela Cluq, entre 2007 e 2008 (cada um custando R$ 30,00), vivenciamos situações dramáticas tão intensas quanto uma peça de Shakespeare ou de Tennessee Williams, e filmes de Vittorio De Sica ou de John Ford.
Como na maioria das aventuras de KEN PARKER, nem sempre o destaque fica sobre Rifle Comprido. Nessas quatro edições especiais (OS FILHOTES já havia sido publicado com o título OS CERVOS, mas os outros três volumes eram publicações até então inéditas, no Brasil), é o romantismo quem dá o tom principal, por isso a natureza – fauna e flora – termina sendo a personagem central das histórias.
Em OS FILHOTES, KEN PARKER se vê cuidando, em pleno inverno, de uma família de cervos, cuja mãe ele havia alvejado; um casal de índios cruza o seu caminho e os méritos do guerreiro são colocados em diferentes pontos de vista, em A LUA DA MAGNÓLIA EM FLOR; SOLEADO mostra KEN PARKER sobrevivendo sob o sol escaldante do deserto, procurando um cavalo para si; e PÁLIDAS SOMBRAS narra a relação entre caçador e caça – KEN PARKER e um bisão – em meio a uma chuva torrencial.
Todas as histórias são compostas por belíssimas imagens em aquarela, emulando poesia antitética entre os tons claros e suaves e a realidade das passagens retratadas. E as imagens bastam porque Milazzo consegue transmitir toda a emoção necessária a cada cena, tal qual Chaplin, que não precisava falar em seus filmes para se fazer entender.
Para se ler qualquer história da dupla Berardi e Milazzo o requisito é treinar não apenas o olhar, mas sim o coração.
KEN PARKERBlog
- Milena Azevedo é Mestre em História pela UNISINOS, poeta, contista, empresária e divulgadora da Arte Sequencial. Para acessar o seu blog , clique aqui.
9 comentários:
"Para se ler qualquer história da dupla Berardi e Milazzo o requisito é treinar não apenas o olhar, mas sim o coração."
Definitivamente esta é a afirmação mais linda que já li na vida.
Obrigada, Adalton. Qualquer um que tenha lido não só Ken Parker, mas Tom´s Bar, Contrastes e Noturno, sabe que essa afirmação é verdadeira.
É sempre bom a gente encontrar artistas que façam emocionar sem precisarem ser apelativos. E, muitas vezes, só a imagem basta. Coisa de quem é fera, de quem sabe como fazer.
Antes de conhecer a dupla, só havia me emocionado pra valer com Will Eisner.
Berardi e Milazzo realmente fazem a diferença hoje em dia.
[]s,
Milena
Perfeita a sua análise de Il Respiro e il Sogno, Milena: simples, objetiva e carregada de sensibilidade, bem ao modo de Berardi & Milazzo.
Ler, ver e sentir esses dois é, também, uma forma de recordar Will Eisner.
Abraço,
João Guilherme.
O Will merece ser revenciado por todos os amantes da Arte Sequencial, pois ninguem foi tão importante quanto ele para a 9ª arte.
Tem um novato por aê, um norueguês que assina como Jason que tb manda muito bem em estórias mudas com personagens cartunesto antropomorficos.
Recentemente adquiri a excelente Contrastes, que tb tem alguns otimos "roteiros mudos" (apesar de não ter gostado muito de Flyboy).
Tom´s Bar já esta na lista de prioridades junto de "Um principe Para Norma (esta parece ser a mais difícil de conseguir).
Gosto é mesmo uma coisa curiosa...
Grimm, eu adorei muito mesmo, Flyboy!!
Que final excelente!
Grimm, você encontra Um Príncipe para Norma na Comix http://www.comix.com.br/advanced_search_result.php?keywords=Um+pr%EDncipe+para+Norma&x=25&y=4
e no próprio CLUQ
cluq@terra.com.br
Vale a pena! Já Tom's Bar está esgotado e não aparece nem para chá.
Abraço,
João Guilherme.
É verdade, Tom´s bar está esgotado. Assim que eu abri a GHQ, foi o título que mais vendeu, principalmente porque o pessoal da Comix me mandou todos com o autógrafo do Milazzo (eu peguei um pra mim também).
Um príncipe para Norma é fácil de encontrar e é bom ficar ligado porque o pessoal da CLUQ faz umas promoções bacanas. Pena que não pude aproveitar a última.
E, Grimm, não conheço o artista norueguês, o Jason, mas vou procurar.
[]s,
Milena
Não se arrependerá de conhecer o Jason (publica pela Fantagraphics), tou com dois albúns deles aqui, made usa, muito bom e conheci através de uma amiga que me enviou uns scans.
Quanto as promoções da CLUQ, as que chegam aqui em BH são de causar riso:
Na última vez que vi tinha desconto de um real nos Ken Parker´s.
Então prefiro garimpar por outros meios e lugares.
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