15 de abril de 2008

KEN PARKER e Dylan Dog: Imagens...

O que um ex-montanhês nascido em Buffalo, Wyoming, em 20 de novembro de 1844 tem em comum com um ex-policial da Scotland Yard, que persegue vampiros e outros monstros na Inglaterra de hoje? O primeiro é conhecido por Rifle Comprido, homenagem de um chefe cheyenne. O outro, o Detetive do Pesadelo, apelido dado pela imprensa londrina. São personagens dos fumetti italianos... O segundo é de autoria de Tiziano Sclavi e foi às bancas, pela primeira vez, em outubro de 1986. O outro, cria de Berardi e Milazzo, lançado em junho de 1977.

Em comum, além de serem heróis no papel, KEN PARKER e Dylan Dog têm uma divertida história intitulada IMMAGINI, roteiro de Giancarlo Berardi e arte de Carlo Ambrosini. Há também um quadro amaldiçoado que os une. Um quadro de um guerreiro cheyenne pintado por um artista inglês em pleno século 19. Um quadro que aprisionou o espírito do índio e foi parar nas mãos do Detetive do Pesadelo. Na verdade, a alma de Wah-Kee está presa a um rascunho do pintor, guardado no alforge de Rifle Comprido.



Enfim, entre eles há uma bruta confusão, viagens dimensionais e momentos hilários (não podemos esquecer que Grouxo também tem a sua participação na história). O final, simplesmente impagável. Comentar mais alguma coisa seria estragar uma possível surpresa, quem sabe do dia de amanhã?

IMMAGINI é um dos raros tean-up entre personagens da Sergio Bonelli Editore. Foi publicada em KEN PARKER Magazine, nº 23 (Parker Editore/SBE), em dezembro de 1994. A Panini republicou a história no número 35 da sua KP Collection, em março de 2006. Essa edição ainda está disponível no site da editora italiana. A Livraria Virtual do JR também é uma excelente opção para os interessados em um exemplar italiano (ver nossa relação de links).

João Guilherme

Um comentário:

Anônimo disse...

Nem lí a matéria toda, bastou ver a imagem dos dois juntos para desistir.
Isto é um absurdo !!!!!
Sinto muito.
AMoreira.