18 de abril de 2008

Lar Doce Lar: De volta à casa.

Dizer que a vida editorial de KEN PARKER foi verdadeira aventura não é exagero.
Poderíamos citar o Brasil ou qualquer outro país do globo, mas, fiquemos com a Itália, berço de Berardi, Milazzo e sua maior obra. Ao todo foram 90 episódios oficiais, publicados ao longo de 20 anos e 08 meses. Uma série mensal publica esses números em 07 anos e 06 meses. Nosso herói estreou e chegou ao final nas mãos de Sergio Bonelli, LUNGO FUCILE, a primeira aventura, foi às bancas em junho de 1977 (Editoriale Cepim) e FACCIA DI RAME, em janeiro de 1988 (SBE).

O parágrafo acima é necessário para abordar uma edição muito especial e decisiva na saga de Rifle Comprido. Depois das experiências com as revistas de autor Orient Express (FILHOTES e UM PRÍNCIPE PARA NORMA) e Comic Art (SOLEADO, QUACK, A LUA DA MAGNÓLIA EM FLOR, ONDE MORREM OS TITÃS, PÁLIDAS SOMBRAS e UM HÁLITO DE GELO), os autores, em 1989, fundam a Parker Editore, republicam os primeiros 59 capítulos na KP Serie Oro e lançam, em março de 1992, a KP Magazine.

A casa de KEN PARKER mantém a nova série até o número 18 (abr/1994), que em sua 4ª capa anuncia o próximo número, a última parte de O EPÍLOGO DE URSO NEGRO, para maio, mas essa edição não vem...junho e julho também passam e agosto já está findando quando a Sergio Bonelli Editore (SBE) coloca nas bancas italianas um insólito número 19/20, referente aos meses de agosto e setembro de 1994, a mesma capa, o mesmo final da história de Urso Negro, mas já sem o selo da Parker Editore, que ainda publica a Collezione Serie Oro (encalhe da KP Serie Oro) até seu número 14 (?/1996).

A edição 19/20, em sua 2ª capa vem com as explicações de Berardi e Milazzo e as saudações de Sergio Bonelli; na última capa um desenho de Ivo Milazzo, já famoso entre os kenparkerianos, uma homenagem dos heróis da Sergio Bonelli a um filho pródigo, Bentornato, KEN!

João Guilherme

Nenhum comentário: