9 de maio de 2008

Berardi, a arte de escrever roteiros.


Visando complementar nossa postagem de ontem, recorremos a trechos da entrevista concedida por Giancarlo Berardi (durante sua visita ao Brasil, como convidado especial do 5º FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte), ao jornalista e editor-chefe do principal site sobre quadrinhos do país, Universo HQ (http://www.universohq.com/), Sidney Gusman e divulgada em 05 de novembro de 2007.

UHQ: No início da sua carreira, você publicou KEN PARKER pela Bonelli. Depois, teve sua própria editora. Qual foi a melhor experiência?

Berardi: As duas foram boas. Para compreender os problemas dos editores, precisamos (Giancarlo e Ivo) nos tornar editores. Agora entendo melhor. Assim como para compreender os problemas de um desenhista é preciso saber desenhar um pouco. Porque, assim, você pode discutir sobre determinado ponto de vista com o seu parceiro. Por isso, aconselho todo desenhista a escrever um pequeno roteiro a qualquer momento, para compreender a dificuldade da outra parte.
UHQ: Como é o seu método de roteiro?

Berardi: Primeiro escrevo os diálogos e os divido pelos quadros da página. Em seguida, faço o layout e, depois, a descrição de cada cena no computador. Só então mando por e-mail para o desenhista, que não vê os meus esboços. Dias depois, ele vai me mandar o layout dele já com o meu roteiro aplicado. Então, sugiro alterações e reenvio. O próximo passo é o desenhista me mandar a página a lápis e, em seguida, a pagina finalizada. Eu controlo todo o processo, para manter o estilo da série.

UHQ: Voltando ao roteiro: ele só vai para o desenhista quando está concluído?

Berardi: Não. Mando dez, quinze paginas por vez. O desenhista também não pode saber o final da minha história, como se desenvolve a trama. Assim, ele fica mais interessado. Ele não precisa saber se o personagem é bom ou mau.

UHQ: Você faz com os desenhistas o que faz com os leitores...

Berardi: O desenhista é meu primeiro leitor. Ou melhor, o segundo, pois o primeiro sou eu mesmo.

UHQ: Como é o seu trabalho com Maurizio Mantero, que colabora com seus roteiros desde KEN PARKER?

Berardi: Bem, primeiramente conto para ele a história. As histórias publicadas são sempre minhas, o argumento, a sinopse. Depois, ele escreve os diálogos e me manda por e-mail. Eu leio, controlo, reescrevo, ajusto, refaço, coloco o que acho necessário e lhe mando de novo. Maurizio também usa o esquema de layout. Só depois desses ajustes é que seguimos adiante com o trabalho.

UHQ: Ele é o seu melhor colaborador de texto?

Berardi: Ah, Lorenzo Calza (que ajuda Berardi em Júlia) também é um grande roteirista. É um jovem de 36 anos e trabalha comigo a sete ou oito, era um garoto quando começou, assim como Mantero...




Layout de Berardi, com a colaboração de Mantero, para uma página de PÁLIDAS SOMBRAS e a magnífica arte de Milazzo.

Maurizio Mantero nasceu em Gênova, em 12 de junho de 1954. Trabalha com Berardi deste 1979. É roteirista (KEN PARKER, Zona X, Júlia), colorista (KP Collana West e Wellcome to Springville, da mesma série), desenhista (JP4, Zodiaco, Icarus, Papillonia, Magic Patrol) e jornalista.

Lorenzo Calza é natural de Piacenza (02/11/1970), colabora com Berardi nos roteiros de Júlia desde 1998. Compositor, é vocalista de um grupo de rock: Dazed.


Foto: Berardi durante workshop de roteiro - 5º FIQ (Universo HQ).

Ilustrações: Livro KEN PARKER Lungo Fucile, de Gisello Puddu e Mauro Giordani (Editoriale Mercury).


KEN PARKERBlog

Nenhum comentário: