13 de junho de 2008

Inédito! Mas nem tanto...

No capítulo 09 – Cronologia e Fumetografia Ilustrada – de seu livro KEN PARKER Lungo Fucile (Editoriale Mercury), escrito em parceria com Mauro Giordani, Gisello Puddu, às páginas 193, utiliza a seguinte legenda para descrever a imagem ao lado: ”Desenho de Ivo Milazzo para a quarta capa do Especial número 4”.

O especial a que ele se refere é FACCIA DI RAME, simplesmente, a última aventura publicada de Rifle Comprido, ainda inédita no Brasil, assim como os outros três especiais que a antecedem (I CONDENNATI, AI TEMPI DEL PONY EXPRESS e LE AVVENTURE DI TEDDY PARKER).

O desenho é apropriado para a ocasião: KEN PARKER, à cavalo, o Kentucky descansando em seu braço direito, observa, impassível, como a se despedir de seu mundo. Uma arte melancólica e não poderia deixar de ser, afinal, se foi feita para a última capa da última publicação, entende-se (pelo menos assim entendi) ser o último desenho de Rifle Comprido nos traços do Mestre, e, praticamente, é o que a legenda de Gisello Puddu sugere: “Desenho de Ivo Milazzo para a quarta capa do Especial número 4”.

Não dá para afirmar, claro, que aquele, até então, era o último scout desenhado por Milazzo, mas estava explícito que tal trabalho tinha sido feito, especialmente, para aquela quarta capa, talvez, para encerrar um período da vida dos autores, já que, naquela mesma edição, há dois artigos, um de Sergio Bonelli e outro, de Berardi, ambos intitulados “Esperando Júlia”.

Mas vamos ao que importa, o desenho foi retirado do episódio JOGO DE MENTIRAS (KP 11–Mythos), colorido por computador e Puddu, um apaixonado e estudioso dos fumetti está, na sua informação, mais uma vez equivocado. Não é minha função ou intenção criticar um trabalho tão sério e completo, mas que, se melhor pesquisado, repensado ou corrigido, teria maior credibilidade.

João Guilherme

Nenhum comentário: