25 de julho de 2008

A cores, em preto e branco

Em novembro de 1992, a Parker Editore lançou no mercado italiano um álbum reunindo três histórias de Rifle Comprido, exatamente aquelas que dão continuidade a saga, interrompida em OS GAROTOS DE DONOVAN (KP 59): UM PRÍNCIPE PARA NORMA, ONDE MORREM OS TITÃS e UM HÁLITO DE GELO. Publicação com capa inédita de Milazzo, no formato 20 X 26,5 cm, 242 páginas, em duas versões (cartonada e brochura), no entanto, em P&B.

Essas mesmas aventuras foram publicadas, nos anos 80, a cores, nas revistas Orient Express e Comic Art e, posteriormente, nos três suplementos especiais da KEN PARKER Collana West.

A primeira vez que esses episódios foram apresentados em preto e branco foi na coleção KP Serie Oro, porém em edições simples, no formato bonelliano e receberam os números 60 e 61. A Panini Comics, na sua KEN PARKER Collection, também traz UM PRÍNCIPE PARA NORMA, ONDE MORREM OS TITÃS e UM HÁLITO DE GELO nos volumes 30 e 31, em P&B.

  • Quando publicada na Comic Art 20 (mar/1986), a 5ª e última parte de ONDE MORREM OS TITÃS, ao contrário das demais, não saiu em cores.

João Guilherme

6 comentários:

Anônimo disse...

Grande irmão JG.
Que maravilha a ilustração da capa da "edição especiale".
Cada vez que vejo uma edição desta fico me perguntando, o porque de não termos nada igual por aqui.
Abraços.
AMoreira.

JoguL disse...

Grande Irmão!
Quando é que você vai pegar a Tânia e vir me visitar? Daí, com essas edições nas mãos, você vai ter motivos para reclamar (...risos...).

Mas nós temos belas edições (Panini, Opera Graphica, Devir, Conrad...), a Mythos é que precisa se mexer. Outra coisa que me pergunto, porque a Panini, que detém os direitos Marvel e DC, não lança os western dessas editoras (Jonah Hex, Loveless, The Lone Ranger...). Será que ela, a editora, ainda não percebeu que a Mythos tem um filão nas mãos, que é Tex?

Abraço,
João Guilherme.

Anônimo disse...

Grande Irmão.
A Panine já lançou Jonas Hex, que alias eu tenho.
Abraços.
Amoreira,

JoguL disse...

Eita, estarei dormindo (risos)?
Conheço o box lançado pela Opera Graphica, "Showcase" e o material lançado pela Abril. Mas, mesmo que a Panini tenha lançado algo, bem que poderia investir em uma edição mensal, com o material que a Vertigo está lançando atualmente.
Abraço,
João Guilherme.

Roberval disse...

Não sei por que, mas tenho aversão aos desenhos de KP que foram pintados depois, é dizer não foram planejados para ter cor e foram pintados porcamente, na minha opinião, à posteriori. Como é o caso dessa capa com Norma Jean e Rifle Comprido. Muito diferente do resultado das aquarelas de Milazzo, essas sim sensacionais.

Um abraço e meu reconhecimento embabascado ao magnífico trabalho que vcs, João e Lucas, fazem para manter este blog de altíssima qualidade!

JoguL disse...

Grande Mário,
UM PRÍNCIPE PARA NORMA, assim como ONDE MORREM OS TITÃS e UM HÁLITO DE GELO, foram produzidas à cores e todos trabalhados por Milazzo (com excessão de UM PRÍNCIPE PARA NORMA, que Trevisan coloriu a parte que desenhou). Essas histórias foram publicadas, originalmente, nas revistas de autor Orient Express e Comic Art (em capítulos) e depois reunidas e publicadas em três especiais da KP Collana West. Só depois, quando relançadas pela Parker Editore é que foram publicadas em P&B na KP Serie Oro (formato bonelliano) sob os nº 60 (UM PRÍNCIPE...), 61 (ONDE MORREM...e UM HÁLITO DE GELO) e 62 (este trouxe IL RESPIRO E IL SOGNO também em P&B)e no álbum de luxo, motivo desse post, que reuniu as três histórias. IL RESPITO E IL SOGNO saiu em um outro álbum de luxo, colorido.

Mas todas as capas são obras de Milazzo, desenho e cores.

Abraço,
João Guilherme.