5 de julho de 2008

Descubra as tantas diferenças

A BALADA DE PAT O’SHANE, Arnaldo Mondadori Editore, 22,5 X 31,5 cm, 120 páginas (mar/1983), cor: Ivo Milazzo.

A BALADA DE PAT O’SHANE (KP Collana West), Edizioni L’Isola Trovata, 22 X 28 cm, 56 páginas, (jan/1986), cor: Maurizio Mantero.


  • Adaptadas para o formato francês utilizado pela Collana West, as histórias de KEN PARKER foram remontadas (duas páginas em uma), o que obrigou os autores e Mantero a certas improvisações. Se a série ganhou com as cores, perdeu, sensivelmente, com a reparação que reduziu a arte de Milazzo a um amontoado de quadrinhos.

  • A paginação do álbum Mondadori é a mesma da edição 12 da série publicada pela Editoriale Cepim (mai-jun/1978).

João Guilherme

3 comentários:

Roberval disse...

Corrijam-me se estou enganado, mas a imagem que foi redesenhada é a de cima, não? O estranho de tudo isto é que eu gostei de ambas. É ruim?

JoguL disse...

Grande Mário, 'noite!
A imagem de cima é a original, confira no seu exemplar de A BALADA DE PAT O'SHANE (Vecchi ou CLUQ). Agora, concordo com você, as duas são lindas. Milazzo, simplesmente, não resolveu o problema da remontagem, ele, como você colocou, redesenhou a cena.

Abraço,
João Guilherme.

Roberval disse...

Obrigado pelos esclarecimentos, grande João. Olhando para as duas cenas é que entendo porque sou o maior fã do Milazzo. É que quando ele desenha ambientes de rua, as personagens parecem realmente ambulantes e pedestres realmente ocupados, não como aqueles desenhos horríveis de Villa.