27 de julho de 2008

Um triste jeito de dizer adeus

Capa do último número do boletim trimestral KEN PARKER News, da Associação Cultural Amigos de KEN PARKER (1996 – 1999), Piacenza, Itália. O informativo de nº 13 circulou na primavera de 1999.

A arte de Milazzo mostra Rifle Comprido se despedindo de alguém que parece ser Tex; alguém protegido pela sombra da copa de frondosa árvore: a segurança da SBE? É bom ter em mente que FACCIA DI RAME, especial derradeiro da saga do scout foi lançado em janeiro de 1998.

Ou será que Ivo Milazzo, ainda que intuitivamente, estava se despedindo da própria associação ou de Paolo Molinaroli, aquele que ficou conhecido como "a verdadeira alma de KEN PARKER?"



João Guilherme

4 comentários:

Roberval disse...

Há outra coisa que passa batida quando falamos da arte do mestre Milazzo e é o cânone escolhido por ele para trabalhar a figura do Ken Parker. Particularmente nesta capa em que ele aparece se dando adeus a um provável Tex, sua estrutura física é a de um semi-deus. Alto, ombros largos, cintura estreita e pernas compridas. Quem me dera desenhar assim?

JoguL disse...

Amigo Mário,
outro detalhe que também me chamou a atenção, a angústia contida no rosto de Ken Parker por um sorriso mais que amargo, como a se despedir, mesmo, de seus fãs. Essa
arte é de 1999 e quando FACCIA DI RAME foi às bancas italianas (jan/1998), a dupla já estava desfeita há um bom tempo. Seria uma despedida de Rifle Comprido de seu público ou do próprio Milazzo de seu filho maior?

OBS: Ando meio sem tempo, mas quero conversar com você sobre aquela capa de UM PRÍNCIPE PARA NORMA. Vez ou outra dê uma olhada naquela postagem, OK?

OBS 2: Estamos sentindo falta do seu Ken Parker (Essa não é uma cobrança, mas uma vontade).

Abraço,
João Guilherme.

Anônimo disse...

Paolo quem?
A verdadeira alma de K.P.?
Como assim ???????
Agora me perdi!!!
Cara, sou fã de K.P., mas reconheço que ainda sei muito pouco sob seu universo.
AMoreira.

JoguL disse...

Grande Irmão,
Paolo Molinaroli foi um dos fundadores da Associação Amigos de KEN PARKER e aquele que mais lutou por ela e para divulgar Rifle Comprido (uma espécie de Zeca kenparkeriano...risos...). Depois de sua morte, em 1999, ficou conhecido por "a verdadeira alma de KEN PARKER", uma justa homenagem.

Abraço,
João Guilherme