29 de julho de 2008

Os Amigos de KEN PARKER

Piacenza, região norte da Itália. Ano, 1996. Tendo a frente Paolo Molinaroli e Lorenzo Calza, surge a Associação Cultural Amigos de KEN PARKER , com a proposta de reunir os fãs de Rifle Comprido, difundir sua paixão, discutir a temática presente na série e manter intercâmbio contínuo com Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo.

Nos seus quatro anos de existência, a associação publicou gravuras de Milazzo, Laura Zuccheri, Davide Della Valle e Pasquale Frisenda; vários cartões postais dedicados ao scout; uma aquarela de Milazzo intitulada IL PAESE DEGLI EROI (A Terra dos Heróis), que retrata KEN abraçado a seus criadores; um cartão de Natal, obra de Milazzo, com arrecadação destinada a duas entidades de menores carentes e o volume AS AVENTURAS DE TEDDY PARKER – O roteiro, que apresenta a íntegra do texto de Berardi para o episódio publicado na KP Especial 03 (SBE – jul/1997).

O primeiro grande ato da associação, e que até hoje deixa saudades aos kenparkerianos, foi o lançamento do KEN PARKER News, boletim trimestral rico em artigos e informações sobre o herói e seu mundo, com grande participação de Berardi, Milazzo, Maurizio Mantero, Moreno Burattini, Gianni di Pietro, Sergio Climinti e Paolo Caporaletti. Foram apenas 13 números, o primeiro na primavera de 1996...o último na primavera de 1999. As capas do informativo, todos desenhos inéditos de Milazzo, com duas exceções (edições 07 e 09).

Um site, muito bem organizado, também estava à disposição dos sócios e demais fãs internautas.

Porém, o grande mérito da associação foi a mostra IL RESPIRO E IL SOGNO, realizada em Piacenza, com a exposição das aquarelas originais de Ivo Milazzo para as capas das séries.

Quando em janeiro de 1998, após a publicação de FACCIA DI RAME, 4º e último episódio da KP Especial (SBE), os Amigos de KEN PARKER, em um referendo, decidem, por unanimidade, que a associação daria continuidade à saga. Um calendário ilustrado por Milazzo, em defesa dos povos tribais também fazia parte dos planos...

No entanto, a morte inesperada de Paolo Molinaroli, em julho de 1999, deixa a associação sem timoneiro. Sem aquele que era considerado “a alma de Rifle Comprido”, o motor propulsor da organização, os Amigos de KEN PARKER não resistem e também deixam de existir. Foram quatro anos e muitas realizações. Hoje, a associação é apenas uma querida lembrança em Piacenza, Itália e Paolo Molinaroli mais um nome sem o qual não se escreve a história de KEN PARKER.


João Guilherme

2 comentários:

Anônimo disse...

Que iniciativa sensacional.
Fraternidade em volta da figura de Ken Parker.
Belíssima idéia.
AMoreira.

JoguL disse...

Qualquer dia vou postar todas as capas dos 13 boletins KEN PARKER News, uma mais bonita que a outra. Apenas uma não é de Milazzo.
Infelizmente, não conseguiram dar continuidade à associação após a morte de Molinaroli. Nâo que faltou competência, creio, mas a sua morte foi um daqueles nocautes de ponta de queixo.

Abraço,
João Guilherme.