29 de janeiro de 2011



Marcio José Coelho Monteiro, 46 anos (em fevereiro). Desenhista natalense, atual presidente do GRUPEHQ (Grupo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos) e co-editor da revista em quadrinhos Maturi (Premio Bigorna de melhor fanzine/revista independente de 2010) Participou ativamente dos movimentos de fanzines da década de 80. Na época, criando personagens como Crop, o lunático; Condor Negro; Urinákel e Bostiákel todos misturando o gênero ficção científica com humor.

Fã dos quadrinhos europeus, no ano de 1992, chegou a ter algumas páginas suas dos Cavaleiros do Estandarte Ardente, parceria com o roteirista Júlio Emílio Braz expostas no museu do CCBD (Centre Belge de la Bande Dessinée, em Bruxelas) Esse material estava sendo desenvolvido para o mercado europeu.

Publicou nacionalmente em 1987, na revista SUPERFICÇÃO nº 1 da Press Editorial, a Hq Instante para Babilônia sobre roteiro de Júlio Emílio Braz. Mother é outra HQ desta parceria publicada numa coletânea baseada nas músicas de John Lennon.

Uma das suas melhores experiências foi produzir diariamente, entre 2001 e 2002 para o jornal Diário de Natal, as tiras em quadrinhos As Velhinhas.

Atualmente seus quadrinhos podem ser vistos nas revistas Maturi, financiadas pela Lei de Incentivo Cultural Câmara Cascudo e Cosern.

Foi convidado em 2011 pra participar do MSPnovos50, terceiro e último álbum da homenagem ao cinquentenário dos personagens de Maurício de Sousa.

Aqui, o KEN PARKER se confraterniza com o Astronauta do Maurício de Sousa, dois personagens solitários, numa troca de experiência completa e inusitada, algo que só o quadrinho pode explicar.

Astronauta é um personagem criado por Maurício de Sousa inicialmente para as tiras diárias e dominicais do Jornal O Diário de São Paulo em 1963.

KPblog

Nenhum comentário: