30 de janeiro de 2011




Neide Harue nasceu em 1956 na cidade de Presidente Prudente. Aprendeu a desenhar cedo. copiando mangás. Em 1982 ela foi para São Paulo com a esperança de conseguir o sustento como desenhista, apesar de ser formada em fármacia, desejava fazer quadrinhos. Neide é a primeira mulher a fazer quadrinhos no Brasil!

Ilustrou livros didáticos e paradidáticos, revistas de atividades e histórias em quadrinhos. Infelizmente na época o Mangá não fazia o sucesso que faz hoje e não foi fácil para ela conseguir espaço, sem falar que os espaço existentes era todos ocupados por homens.

O seu trabalho mais marcante, e pelo qual é sempre lembrada, é Drácula, a sombra da noite. Uma história de 300 páginas, dividida em cinco edições, com roteiro de Ataíde Braz, publicada pela primeira vez em 1986.

Atualmente ela desenha retratos, a lápis ou quadros a óleo, quando há encomenda. Tem expectativa de retonar aos quadrinhos, aproveitando as oportunidades oferecidas pela internet.

Apache é uma personagem de quadrinhos criada por Tony Fernandes em 2010! Filha de Mãe índia com Pai branco, viu na infância sua aldeia ser massacrada por tropas do exército dos EUA. A história trata da busca da bela e sensual justiceira em busca de vingança!

KPblog

7 comentários:

JoguL disse...

Neide Harue, é você!
que bom reencontrar sua arte por aqui.

Um dos meus maiores arrependimentos (entre tantos), foi me desfazer da série Drácula, a sombra da noite: a melhor quadrinização do vampiro maior, na minha modesta, segura e competente opinião: muita sensualidade em uma adaptação que resgata o vampiro de Bram Stoker, sem aquele terror explícito. Eu que sou 60% cego, até hoje sonho em ser "beijado" por aquela "vesguinha". Você sabe me informar se, recentemente, aquele material foi republicado num único volume? Ouvi algo à respeito (?).

Quanto à Ken Parker e Apache, uma bela composição. Juraria que estão nadando, submersos, mas aquela ave - no alto, à esquerda - me diz que estão plainando. Seja como for, um belo trabalho.

Abraço!

Ataide Braz disse...

Sim, eu. Obrigada pelos elogios. A serie talvez seja republicada, mas depende da editora. Estou esperando desde o ano passado. O Ataide pensa em continuar Um vampiro no ragtime e publicar na web. Vamos ver se ele para de pensar e faz. Abs. Neide, usando a conta do ataide.

JoguL disse...

Neide,

eu já estou cobrando, aqui, do Lucas Pimenta que coloque seu nome artístico na postagem, e acrescente que você é a primeira artista brasileira a desenhar uma HQ. Nada contra Neide, um belo nome, mas Neide Harue vai além de simples Neide.

Drácula, a sombra da noite, merece uma edição digna. Editoras como a Devir e Conrad, sempre antenadas com a qualidade e importância das obras, bem que podiam resgatar essa saga. Estou torcendo pra que seja republicada e pela continuação de Um vampiro no ragtime que, na época, foi uma esperança da continuação da saga, mas vivíamos tempos difíceis para se publicar.

Dá um abraço pro Ataíde, o homem é bom demais.

Toda a felicidade!

Ataide Braz disse...

Obrigado, Jogul. Pelo elogio e pela lembrança de um fato que é pouco lembrado. Minhas dúvidas em continuar a história é porque as idéias que eu tinha para o rumos dos personagens se perderam. Sera um outra história e tenho certo receio de decppepcionar os fãs da serie. Mas, é preciso correr riscos para acertar. Abraços, Ataíde.

JoguL disse...

Olá, Ataíde,
curto quadrinhos desde o final dos anos 50. Vi muita coisa boa que deixaram saudades: Drácula, a sombra da noite é uma delas. A participação da Neide Harue nesta HQbras me deixou muito feliz e senti saudades. Que vocês voltem, em reedições ou na Web, mas voltem. O resultado, com certeza, será positivo. Vocês fazem falta, SIM.

Felicidades!
Abraço.

Ataide Braz disse...

Mais uma vez obrigado, Jogul. É uma satisfação enormer ver um trabalho publicado há mais de 24 anos e ainda ser lembrado. Ainda mais que revistas ficam "velhas" depois de 30 dias nas bancas. Se quiser ver algumas páginas da edição do Drácula que foi publicado na Europa, consulte o meu album de fotos no Facebook. Felicidades para vc também. Abraços, Ataíde

Mariamma disse...

Olá, me chamo Mariamma e sou criadora de um blog que fala sobre o trabalho de mulheres quadrinistas. Gostaria de saber se pode me passar o contato da Neide para uma entrevista. Sei que o post é antigo, mas ainda tenho esperanças rs. Abraços!