22 de fevereiro de 2008

ADAH, sinônimo de liberdade!!

Hoje em dia, conseguir uma prancha original de KEN PARKER, desenhada por Ivo Milazzo, é uma raridade. Se a página for de uma história consagrada, um milagre. Se for de ADAH (KP 46), tem que se ter muito dinheiro. O site do Ebay - Itália está leiloando um original de ADAH, página 24, 35 X 50 cms. O leilão termina em 28/02/2008, daqui a seis dias, e o lance já está em EUR 102,00.

Essa é uma das aventuras mais comoventes de Rifle Comprido, a preferida de Milazzo e figura entre as 10 melhores histórias do scout, em qualquer pesquisa.

ADAH é uma negra, nasceu escrava. Berardi narra sua vida do nascimento até a idade adulta. A infância difícil, a adolescência, a guerra civil americana, a liberdade, o preconceito, a falta de perspectivas, a prostituição, nada tirou dessa mulher o desejo de ser respeitada. Quando encontra KEN PARKER é uma foragida, procurada por assassinato, Nosso herói a ajuda a se livrar de alguns caçadores de recompensa. A história é contada em dois tempos, o presente da negra e suas recordações. Milazzo realiza seu trabalho magistralmente, utilizando duas técnicas dististas do uso do nanquim.

ADAH mereceu um álbum cartonado da Editoriale Lo Vecchio, lançado em dezembro de 1987, 116 páginas, 22 X 31 cms., impressão em p&b e à cores.

João Guilherme.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente a história de Adah, uma Mulata de pai branco e mãe negra, é a mais emocionante das histórias de Ken Paker.
Li esta história pela primeira vez recentemente, e nos emociona, desde o início, pela discriminação sofrida por sua família. Tanto por parte dos brancos, fato comum naquela época, quanto pelos seus próprios visinhos negros.
AMoreira.