25 de março de 2008

KEN PARKER no Brasil – ENSAIO


Maio de 1994, Rifle Comprido está de volta, para a alegria dos fãs brasileiros e, desta vez, em uma edição de luxo, capa com orelhas, desenho inédito de Milazzo (no Brasil), papel acetinado, formato 20 X 27 cm e sua distribuição atinge apenas as grandes bancas de jornal e livrarias especializadas.

O álbum da Editora Ensaio apresenta duas histórias, a primeira é curta, sem texto e a cores, trata-se de OS CERVOS, publicada na Itália, pela primeira vez, na revista Orient Express 20 (abr/1984). CUCCIOLI, juntamente com outras três aventuras breves (SOLEADO, LA LUNA DELLE MAGNOLIE IN FIORE e PALIDE OMBRE) formaria aquela que ficou sendo a obra-prima de Berardi & Milazzo, IL RESPIRO E IL SOGNO, conhecida no Brasil como “Primavera, Verão, Outono e Inverno”.

A segunda história, em P&B, também surgiu nas páginas de uma revista de autor, a Comic Art. Trata-se de UM HÁLITO DE GELO, produzida originalmente a cores, 46 páginas divididas em quatro capítulos (Comic Art 37 a 40). É o episódio que antecede a SILÊNCIO BRANCO (KP 01 – Mythos).

Apesar da boa vendagem, o álbum da Ensaio não teve continuidade. Motivo, o editor não pagou os direitos autorais devidos.


  • A editora paulista utilizou a capa do álbum KEN PARKER Avventure in Acquerello, da Ken Parker Editore (out/1993).
  • Fonte: A Volta de KEN PARKER, de Worney Almeida de Souza – Super Club! nº 3, Editora Canaã.

João Guilherme

6 comentários:

Anônimo disse...

Um dia eu terei isso!

UM DIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Caro Mateus, essa é tão dificil, que digo quase impossivel...
Uma vez, vi no mercado livre por nada mais nada menos que 250,00 reais nela...

é muitissimo rara!

Agora o cluq já lançou essa mesma história...

Abraços

Rafael

@lisangelo disse...

Espero que o proximo topico seja a colecao do KP publicada pelo Cluq/Tapejara. Essa eh a colecao que pretendo fazer, alem dos numeros publicados pela Mythos.

JoguL disse...

Olá, Lisangelo,
chegaremos lá, tenha certeza,
antes, porém, mostraremos as primeiras publicações do CLUQ, jóias raríssimas, também.

Abraço,
João Guilherme.

Anônimo disse...

Com relação ao Ken Parker, dou tanta importância ao CLUQ, que acho até que o BLOG podederia fazer uma parceria com ele (o CLUQ)divulgando (anunciando) aqui os lançamentos deles.
AMoreira.

JoguL disse...

Grande Irmão!
Também reconhecemos e aplaudimos a importância, dedicação e ousadia do CLUQ, que coloca Ken Parker em seu devido lugar na história das HQs no Brasil, porisso, estamos sempre a citá-lo e divulgamos seu e-mail, diariamente, desde o início deste blog, sem qualquer outra pretenção a não ser favorecer os fãs de Rifle Comprido.
Abraço,
João Guilherme.