7 de abril de 2008

KEN PARKER no Brasil - MYTHOS

Em setembro de 2000, atendendo a centenas de pedidos (conforme comunicado de seu editor no número de estréia), a atual casa dos heróis bonellianos decide fazer uma experiência com Rifle Comprido e lança SILÊNCIO BRANCO, OS SELVAGENS, HORA DE ANGÚSTIA e O ETERNO VAGABUNDO, as primeiras aventuras da KEN PARKER Magazine, (Parker Editore/SBE), em três edições mensais, no já famoso formatinho. Alguns dos nossos kenparkerianos defendem que a série da Mythos Editora tem como base a KP Collezione (SBE), o que não está de todo errado, visto que esta relançou, apenas, as histórias do scout, deixando de lado textos e outras HQs constantes da coleção original.

O 4º volume, O GRANDE ESPETÁCULO, reune, novamente, Ivo Milazzo e Giorgio Trevisan (desta vez com a
colaboração do Estúdio IEMME) e só chega às bancas em março de 2001, surpreendendo os fãs que já contavam com mais uma interrupção. Daí em diante a coleção da Mythos segue, tranqüila, até o seu final, em maio de 2002. São 18 números ao todo, magistralmente concluídos com a fantástica aventura A CARAVANA DONAVER, ilustrada pelo grande José Ortiz, o segundo episódio na saga de KEN PARKER a abordar o canibalismo.

NÚMERO DE PÁGINAS: Depende de cada edição, há aquelas com 148 páginas (A TERRA DOS HERÓIS) e outras, com apenas 84 (UM SOPRO DE LIBERDADE – 1ª parte).

EXPEDIENTE: Na maioria das edições está na 2ª página.

FRONTISPÍCIO: Quase sempre na 3ª página.

CURIOSIDADES:

1. Em sua 2ª capa, a edição de nº 01, traz um resumo da história editorial de Rifle Comprido na Itália e no Brasil e, na penúltima, as biografias de Berardi e Milazzo.

2. O GRANDE ESPETÁCULO, apresenta uma matéria sobre Buffalo Bill, assinada por Graziano Frediani.

3..Berardi assina todas as histórias. Os roteiros de LAMPEJOS DE MEDO e A CAPTURA divide com Valerio Rontini e faz parceria com Maurizio Mantero em O MESTIÇO MÉTIS, CAÇADA SANGRENTA, O CRESPÚCULO DE URSO NEGRO, JOGO DE MENTIRAS e A MARCA DOS McCORMACK.

4. Milazzo, além de todas as ca
pas, lógico, é responsável pela arte de SILÊNCIO BRANCO, A LENDA DE KENISSUAQ, A TERRA DOS HERÓIS e UM SOPRO DE LIBERDADE. A maioria das outras histórias ele divide com os membros da equipe do Estúdio IEMME, com exceção de JOGO DE MENTIRAS, onde conta com a colaboração de Renato Polese. A MARCA DOS McCORMACK tem a arte de Giovanni Freghieri e AS TRILHAS DO CÉU é uma parceria de Giorgio Trevisan e Pasquale Frisenda.

5. O Estúdio IEMME foi criado por Berardi e Milazzo para dar suporte técnico à Parker Editore e da sua equipe participaram Pasquale Frisenda, Giuseppe Barbati, Massimo Bertolotti, Laura Zuccheri e Goran Parlov.

6. A TERRA DOS HERÓIS traz uma matéria de 20 páginas sobre KEN PARKER, O Segredo de Rifle Comprido, assinada por Gianni di Pietro.

7. O volume número 07 da coleção da Mythos, assim com
o o nº 05 da KP Collezione, apresenta A LENDA DE KENISSUAQ, uma história que não saiu na KP Magazine.

8. IMMAGINI, o encontro entre Dylan Dog e KEN PARKER, por sua vez, só foi publicada no nº 23 da KP Magazine. Essa aventura também faz parte da KP Collection, da Panini Comics.

A COLEÇÃO DA MYTHOS EDITORA:
01. SILÊNCIO BRANCO e OS SELVAGENS,
02. HORAS DE ANGÚSTIA (1ª parte)
03. HORAS DE ANGÚSTIA (2ª parte) e O ETERNO VAGABUNDO
04. O GRANDE ESPETÁCULO
05. LAMPEJOS DE MEDO e O MESTIÇO MÉTIS (1ª parte)
06. O MESTIÇO MÉTIS (2ª parte)
07. CAÇADA SANGRENTA e A LENDA DE KENISSUAQ
08. AVENTURA HUMANA e A CAPTURA
09. O CREPÚSCULO DE URSO NEGRO
10. JOGO DE MENTIRAS (1ª parte)
11. JOGO DE MENTIRAS (2ª parte)
12. A TERRA DOS HERÓIS
13. A MARCA DOS McCORMACK
14. AS TRILHAS DO CÉU
15. UM SOPRO DE LIBERDADE (1ª parte)
16. UM SOPRO DE LIBERDADE (2ª parte)
17. A CARAVANA DONAVER (1ª parte)
18. A CARAVANA DONAVER (2ª parte)
João Guilherme

2 comentários:

Unknown disse...

Dá uma olhada aqui:
-> http://www.volcano.servernerd-004.com/viewtopic.php?t=392&f=1

Material interessante de Ken Parker.

"o" dAn disse...

Muito legal o post.
Fiquei curioso com esse encontro com Dylan Dog. :)