22 de maio de 2008

Muita confusão na TERRA DOS HERÓIS

Duas versões da mesma morte, nossa postagem de ontem, tinha um objetivo: abrir espaço para o que vamos aqui abordar, uma verdadeira lambança que a Sergio Bonelli Editore (SBE) cometeu quando publicou e republicou A TERRA DOS HERÓIS (KP 12 – Mythos), esse marco na história das Histórias em Quadrinhos.

Não podemos isentar de culpa a dupla de autores, considerando que se trata de uma aventura ímpar, onde não há espaço para erro. Um único deslize em uma proposta ousada é porta aberta para reacionários.


Abaixo, as páginas 72, 73 e 74 de TRA LE BRACCIA DELLA NOTTE, edição 25 da KEN PARKER Magazine, fevereiro de 1995:





Agora as páginas 140, 141, 142, 143 e 144 da KEN PARKER Collezione 09 (LA TERRA DEGLI EROI), maio de 1997:







Está claro que os quadrinhos inéditos facilitam a compreensão do episódio e, de certo modo, modifica seu final.

Mas o problema não se revolveu, repare no comunicado publicado na 2ª capa do nº 10 da KEN PARKER Collezione (IL MARCHIO DEI McCORMACK), junho de 1997.



Feita a devida correção, temos:






A edição brasileira é cópia fiel da KEN PARKER Collezione, apresenta o texto O Segredo de Rifle Comprido, de Gianni di Pietro e a mesma numeração de páginas, o que facilita ao leitor da Mythos conferir o desacerto.

Mas a editora paulista tinha, também, que contribuir para uma derrapada geral e, não contente em repetir o erro da SBE, inverteu os últimos quadrinhos da página 146, pelamordiDeus!!



João Guilherme.

2 comentários:

Anônimo disse...

O que nasce torto, tarde ou nunca se endireita, daí esses consecutivos erros, mas felizmente temos o KENPARKERBLOG para nos elucidar.
Parabéns por mais esta excelente "matéria", trapper João Guilherme!

Zeca

Roberval disse...

Grande trabalho o que vcs estão fazendo, João e Lucas.

Um abraço