29 de maio de 2008

José Ortiz



  • Extraído de A CARAVANA DONAVER (KP 17 - Mythos).

KEN PARKERBlog

12 comentários:

Anônimo disse...

Esse é Ortiz.......O sinistro!
AMoreira.

JoguL disse...

Uma bela definição, Grande Irmão e justa! Há momentos em que Ortiz parece substituir a pena, que executa as hachuras, por estilete.
O cara é fera.
Abraço,
João Guilherme.

Anônimo disse...

Eu que num primeiro momento não gostei de ver o Ortiz no Tex, até por ser um grande admirador de traços limpos e claros, quando vi uma edição italiana de Tex, passei a adorar o José Ortiz, porque o traço dele é fantástico, sobretudo para histórias de cariz sinistro (aproveitando a definição do AMoreira) e não vi isso logo nas edições brasileiras, porque devido ao formatinho o nanquim condensa-se e o desenho (pelo menos em mim) não tem o mesmo efeito... Ortiz é para se ver e apreciar em todos o seu esplendor em edições com o formato dos Texoni ou então no formato italiano.
Voltando ao Ortiz, lamentavelmente os fãs portugueses não terão a oportunidade de conhecê-lo (ele era o convidado do Salão de Moura 2008) este ano, devido à "contenção de despesas" dos municípios portugueses que tiveram como efeito, o cancelamento do Salão, neste ano que se iria comemorar os 60 anos do Ranger, que deste modo deverão ser comemorados em outra cidade portuguesa, mas sem a presença do Ortiz...

JoguL disse...

Grande Pard,
de fato, o formatinho deforma detalhes importantes da técnica de artistas como Ortiz, Trevisan, Frazetta, Serpieri, Mozart Couto (um belíssimo desenhista brasileiro) e paramos por aqui senão teremos que citar Hal Foster,
Ray Moore..................
Lamentável essa notícia sobre o cancelamento da edição 2008 do Salão de Moura (com isso, minha chance de conseguir um cartaz do evento fica cada vez mais distante...risos...). Quanto a presença de Ortiz em Portugal, quem sabe de uma outra feita...Berardi no Brasil parecia um sonho que não se realizaria.
Adorei a entrevista do Paulo Guanaes, parabéns!
Fã que sou do seu trabalho, acho que vou surrupiar trechos importantes de sua entrevista para o KEN PARKERblog (...risos...).
Abraço,
João Guilherme.

Anônimo disse...

Vou ser breve, dilecto trapper João Guilherme, até porque o meu comentário não tem a ver com o assunto (Ortiz)...
É que já estou na posse de um cartaz do Salão de Moura 2007 mas ainda não enviei para si, porque espero receber da Itália, um item de Ken Parker que penso que você ainda não possui e assim envio tudo junto ;-)

Anônimo disse...

Peço desculpa por este novo comentário, mas esqueci-me de lhe dizer caro Amigo João Guilherme,que pode obviamente usar o que desejar para o KENPARKERBLOG da entrevista do Paulo Guanaes, até porque é mais um indício da importância desta entrevista e isso será certamente do agrado do Paulo Guanaes.
Abração!

Anônimo disse...

ALELUIA !!!!!!!
O Zeca concordou que os formatinhos "matam" a nona arte, e esconde o talento dos grandes artistas.
AMoreira.

JoguL disse...

Grande Pard,
você sabe que nenhum cartaz, nem mesmo de um evento sobre Ken Parker, me seria tão caro quanto ao do último Salão de Moura, por vários motivos que você conhece: a beleza do cartaz em si, o tema, GATOS, que me leva a Júlia e me traz Manto, desde já agradeço (se bem que fui bastante persistente, não...risos...). Se você suspeita que me falta esse item sobre Rifle Comprido, tenho certeza que não o possuo. Mais uma vez obrigado e haja ansiedade (...risos...).
Abraços,
João Guilherme.

Mountain Man disse...

Gosto muito de desenhar, é uma coisa que faço desde criança. E desde que descobri os Fumettis italianos com seus grandes roteiristas e desenhistas, o traço do José Ortiz virou uma de minhas referências.

Apesar da idade, o mestre não deixa a peteca cair de jeito nenhum...

JoguL disse...

Olá, Jário!
Ortiz é sempre referência para quem goste de se utilizar da pena e do nanquin. E já que você desenha desde pequeno, que tal mostrar a sua arte aqui no Ken ParkerBlog. Nosso interesse maior é divulgar o trabalho daqueles que não estão nas páginas dos gibis, já consagrados. Excelentes desenhistas já passaram por aqui e outros surgirão, que você seja um deles.
Abraço,
João Guilherme.

Anônimo disse...

Amigo AMoreira, eu sempre preferi e preferirei o formato maior ao formatinho e é por isso que o Tex em Portugal se depender de mim será no formato italiano (sim, acredito que um dia teremos o Tex mensal por aqui), agora o que sempre defendi é que numa colecção em curso, não se deve alterar o formato e por isso não quero que o Tex deixe de ser editado em formatinho... agora uma nova colecção do Tex, claro que prefiro no formato maior, mas quanto ao formatinho prejudicar a arte do autor, aí como toda a regra, há a sua excepção, pois no que ao Milazzo diz respeito, já penso que o formatinho o beneficia (...risos...)
Abração,
Zeca

JoguL disse...

Pards AMoreira e José Carlos,
vocês viram o belo desenho que o Val esboçou para mim?

Abraços,
João Guilherme.