26 de junho de 2008

Luz, câmera...AÇÃO!

KEN PARKER tem o rosto de Robert Redford e sua história baseia-se no filme Jeremiah Johnson, de Pollack; CHEMAKO lembra Um Homem chamado Cavalo e Moby Dick está em CAÇADA NO MAR. Toda a saga de Rifle Comprido está cheia de citações cinematográficas e referências a atores, personalidades e personagens: Candice Bergen, Touro Sentado, Stan Laurel, Giancarlo Berardi, Oliver Hardy, Ivo Milazzo, Carl Marx, Federico Felini, Marlene Dietrich, John Waine, Blueberry, Sherlock Holmes, Zagor, Marilyn Monroe, Tex Willer, Sergio Bonelli, Orson Welles, Tiki, Fidel Castro, Rita Hayworth, Buffalo Bill, Lucky Luke, Charlie Chaplin, Rin Tin Tin e até uma gorila que faz lembrar King Kong.

Mas se nosso scout, direta ou indiretamente, é bom anfitrião, também gosta de dar suas escapadelas e fazer umas “pontinhas” nas aventuras de outros heróis do papel. São homenagens de roteiristas e desenhistas a Berardi e Milazzo. Essas aparições, na sua maioria para lá de discretas, é que vamos mostrar aqui...não todas de uma vez, para manter a espectativa.

E, mesmo desobedecendo à ordem cronológica das “visitas”, não podemos deixar de iniciar pela “brincadeira” que os próprios autores fazem a Rifle Comprido logo nas primeiras páginas de MarvinO Caso de Marion Colman (Editora Opera Graphica – nov/2001). KEN PARKER é apresentado como um alucinado, um bandido diabólico de um filme do cinema mudo.



João Guilherme

4 comentários:

fefofuxa disse...

Paii seu blog está muito bom xD mas eu não sou uma das melhores pessoas para falar isso pois não sei quase nada de Ken Parker xD

bjO

Roberval disse...

Puta desenho, hein, irmão João? A linha leve da pena complementada pela aguada, algo no que o mestre é imbatível.

JoguL disse...

F(ê)ada,
mas você sabe de mim e do meu bom gosto. Se estou me dedicando ao KEN PARKERBlog é porque é algo muito especial

Tiamu,
seu pai.

JoguL disse...

Grande Mário,
é como olhar mil capas de Milazzo.
Todo o álbum tem esse tratamento e, convenhamos, se o Mestre se destaca em uma técnica mais do que em todas as outras que domina é, justamente, na aquarela.

Abraço,
João Guilherme.