27 de junho de 2008

Na mira dos Piratas!

Laerte Coutinho é um gênio! É, o Laerte dos Piratas do Tietê, dos Palhaços Mudos, do Gato e da Gata, do Fagundes...o Laerte de Deus! Eu percebi isso quando li uma de suas histórias, publicada num dos primeiros números da revista Circo, o último passeio de um “tatuzinho”, aquele bichinho que mais parece um blindado mas que, na hora do vamos ver, se faz de bolinha e finge de morto. Em uma única página, Laerte, utilizando-se de angulações e planos, cria uma atmosfera tensa que surge como ameaça e termina com uma descarga, em um banheiro.

Sua obra está repleta de homenagens. Pela prancha
do navio dos Piratas já desfilaram Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Dustin Hoffman, Carlos Gardel, Batman, o famoso jacaré do Tietê, Tank Girl, Edmundo, o porco e, claro, KEN PARKER, afinal, Laerte é um apaixonado pela personagem e amigo pessoal de Berardi e Milazzo. Corre até um boato de que teria desenhado uma história de Rifle Comprido, mas o próprio desenhista já desmentiu. Mas as referências estão em suas páginas, numa das tiras podemos ver, juntos, o nosso scout e um Laerte para lá de frustrado (Piratas do Tietê 2 – L&PM POCKET 550) e na outra, um carinho a Ivo Milazzo (Piratas do Tietê 1 – L&PM POCKET 518).

KEN PARKER é a melhor HQ que eu já li na vida. Além do valor tesônico de cada roteiro em si, tem o efeito novela, isso que faz a gente seguir coisas...Já chorei em vários episódios...tomara que imprimam mais, que voltem a editar as his
tórias esgotadas e que KEN PARKER se torne matéria obrigatória nas escolas”. Comentário de Laerte para o CyberComics, quando do lançamento de ONDE MORREM OS TITÃS (CLUQ - 1999).



João Guilherme

2 comentários:

Grimm disse...

meu camarada, há um engano, a estoria do Tatu Bolinha chama-se Perdidos No Espaço é de autoria do grande Luiz Gê (o causador da megafoda piublicação CIRCO), mas Laerte é muito foda mesmo, e outro cara que andou com ele aqui no Brazil foi o saudoso mestre Will Eisner

JoguL disse...

Cara, erro imperdoável!
Laerte tem uma obra fantástica que eu não precisava creditar à ele uma história do também genial Luiz Gê (Quadrinhos em Fúria, O Mal dos Séculos, Território dos Bravos, as capas de Clara Crocodilo e Tubarões Voadores do kenparkeriano Arrigo Barnabé...).

Perdidos no Espaço (também confesso que não me recordava do título), me marcou muito, naquela fase que todo esse pessoal do Balão, Chiclete com Banana, Circo veio renovar o quadrinho nacional...e eu tinha certeza que Laerte Laerte era o autor da história.

Valeu pelo toque,
Abraço,
João Guilherme.