9 de junho de 2008

A Lenda de Kenissuaq, inédita!

A KEN PARKER Collezione (abr/1996 – set/1997), reúne, em 13 edições, as histórias completas de Rifle Comprido publicadas, em capítulos, nos 36 números da KP Magazine (jun/1992 – jan/1996). CAÇADA SANGRENTA, KPM 12 e 13, está no número 05 da KPC que, ainda, apresenta uma novidade: uma história inédita de Berardi e Milazzo, apenas 10 páginas, A LENDA DE KENISSUAQ, que narra as aventuras (e desventuras) de Ussak e Inaluk, dois amigos, que procuram Kenissuaq (Ken, o Grande Caçador), considerado um sábio, para ajudá-los na solução de um problema: qual dos dois é o pai do filho da mulher de Ussak, que morreu durante o parto.


Uma historinha das mais sem graça, uma das muitas que devem estar engavetadas, um calhau ou uma feliz escolha editorial. Só sei que, quando foi lançada, em dezembro de 1996, causou impacto, afinal, era mais uma história de Rifle Comprido, inédita, que, por algum motivo, foi cortada da série original.

A Mythos publicou A LENDA DE KENISSUAQ na sua edição de número 07, juntamente com CAÇADA SANGRENTA, em junho de 2001.


João Guilherme

3 comentários:

Roberval disse...

João
Eu gostei porque nos mostra a idiossincrâcia dos eskimós, e o Ken num raro momento de felicidade vindo de estar vivendo com gente simples.

Lucas Pimenta disse...

Um viva ao pensamento livre!
Afinal o que seria do mundo se todos pensássemos iguais?
Eu também adoro essa história, e fico em total acordo com o Mário!

Então quem sabe em breve não tenhamos a minha versão do que acho dessa história?

Abraços

JoguL disse...

Oi, Mário!
O Lucas já puxou a minha orelha por definir A LENDA DE KENISSUAQ
como uma historinha sem graça e, de
fato, acho que fui infeliz na escolha da frase. Deveria ter me referido à aventura como uma pausa, um instante de calma, na atribulada vida de Rifle Comprido, como você bem colocou. Em toda a saga, raros foram os momentos de felicidade vividos por Ken Parker,
podemos citar CHEMAKO, o período que viveu a rotina dos Hunkpapa e suas passagens pelo Alasca, ao lado de Nanuk, Jolu, Enja e Oakpeka.
A LENDA DE KENISSUAQ está a nível de QUACK! e os quatro episódios de IL RESPIRO E IL SOGNO (FILHOTES,
SOLEADO, A LUA DA MAGNÓLIA EM FLOR E PÁLIDAS SOMBRAS).

Abraço,
João Guilherme.