8 de julho de 2008

Quando é preciso fazer mágica

“Corrijam-me se estou enganado, mas a imagem que foi redesenhada é a de cima, não? O estranho de tudo isto é que eu gostei de ambas. É ruim?”

Refletindo melhor sobre o comentário do amigo Mário Latino a respeito do nosso post Descubra as tantas diferenças, fica difícil dizer qual dos quadrinhos é o original. Optei pelo primeiro, já que o álbum cartonado da Arnaldo Mandadori (mar/1983) respeita a diagramação da edição de número 12 da Coleção KEN PARKER (mai-jun/1978). Mas a data da primeira publicação, necessariamente, não é garantia de quando a arte foi modificada...a resposta só pode vir do próprio Milazzo, de alguém que participou da produção/edição de A BALADA DE PAT O’SHANE ou de algum amigo próximo do Mestre.

Mas eu ouso sustentar minha escolha e me prendo à reformulação que a história sofreu. As edições bonellianas (na época Editoriale Cepim) medem 16 X 21 cm e os episódios de Rifle Comprido (1ª série) têm 96 páginas.

A KP Collana West (Edizioni L’Isola Trovata) foi radical e colocou as aventuras do scout em apenas 47 das suas 56 páginas.

Maurizio Mantero foi obrigado a restringir duas páginas e mais um quadrinho da KEN PARKER em uma única página da Collana West. Devido a maior dimensão do formato francês( 22 X 28 cm), quadrinhos foram reduzidos, outros ampliados ou redesenhados, como é o caso, mas como muita genialidade e zelo da parte de Ivo Milazzo.



  • As páginas em p&b de A BALADA DE PAT O'SHANE são da edição do CLUQ (Clube dos quadrinhos).

João Guilherme

4 comentários:

Roberval disse...

Um baita crime, mesmo que perpetrado pelo mestre Milazzo, esse de empurrar tanto material bom em menos páginas, irmão João. Deve ter-lhe doido na alma.
Agradeço pelos elogios mas ainda não sou quadrinista dos bons. Trabalho para sê-lo, mas ainda não sou merecedor de tal reconhecimento.
Abraços

JoguL disse...

Pois é, pard,
imagine a primeira página de de PAT, com aquelas duas únicas imagens à cores. O álbum da Mandadori, felizmente, é assim. Na Collana West, devido o formato 22 X 28, o primeiro quadro teve que ser alongado (no comprimento) e cortado (na altura), mas Milazzo fez um belo trabalho, fala a verdade. Aquela cerca de tábuas à esquerda e a solução para o homem que está construindo a forca (que sem o poste ganhou maior destaque)deu mais profundidade e beleza ao desenho.

Cara, quadrinista dos bons sim e em atividade. Aquele seu agente secreto bem que merece aquele amigo cachorro (...risos...). Eu é que estou precisando seguir seus passos e voltar a desenhar.

Abraço,
João Guilherme.

Roberval disse...

Realmente, Milazzo é um ás. Faz milagres o tempo inteiro, como vc observou nesse desenho. Agradeço os elogios.
Outra coisa, o trabalho que vc e o Lucas estão fazendo neste blog é coisa de louco. Todos os dias estou visitando-o de tão bom.

Abraços

JoguL disse...

Suas palavras são um incentivo, irmão. Mas precisamos melhorar mais e mais. Quanto a Milazzo, bem,
dá uma olhada no desenho que vamos postar amanhã.

Abraço,
João Guilherme.