16 de fevereiro de 2008


Uma morte é para sempre!


Junho de 1977, a Cepim lança um novo western. O cartaz é uma montagem com momentos de HOMICÍDIO EM WASHINGTON. Pela vontade de Milazzo, a 1ª série de Rifle Comprido passa a ser contada (entenda-se, publicada) a partir desse episódio. Ele chegou a propor a exclusão dos três primeiros capítulos (RIFLE COMPRIDO, "MINE TOWN" e OS CAVALHEIROS). A justificativa do Mestre, foi a partir de KP 04 que passou a dominar a personagem e seu mundo.

No entanto, a alteração seria danosa para a saga. Como explicar as primeiras páginas de LAR DOCE LAR, o encontro com Jeanne, a filha de Puncho, o velho perna-de-pau? O momento de dor diante da sepultura de Bill e a conversa dificil com os pais durante aquele jantar? E como justificar a presença do irmão em O GRANDE ESPETÁCULO (KP 04 - Mythos) e em AL TEMPI DEL PONY EXPRESS (jan/1997 - SBE), inédita no Brasil. Outros momentos, também, ficariam sem sentido.

KEN PARKER
está preso em Fort Lauderdale, Flórida, porque, um dia, desceu as montanhas para caçar os assassinos do irmão. Sem Bill não teríamos Chemako, Pat O'Shane, Lily, Adah, Belle Mackeever, Teddy, Alec Browne, Norma Jane, Kamoose, Fanny Reid, Bruce Lusky e Vic Hamilton.

Sem Bill não haveria
KEN PARKER. Sem o caçula dos Parker não estaríamos aqui, 30 anos depois daquele primeiro cartaz.


João Guilherme.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lendo-se estas linhas fica-se até deprimido.
O que seria dos "Moutain Mens" se não houvesse ken Parker e Jeremiah Johnson.

AMoreira.