27 de março de 2008

KEN PARKER no Brasil - CLUQ (1ª parte)

"... Aos poucos, aventura atrás de aventura, o seu modo de enfrentar problemas complexos, nunca abordados, conquistou – ou melhor, reconquistou – uma nova geração, que havia abandonado a leitura dos quadrinhos porque não conseguia encontrar nenhum personagem que refletisse sua sensibilidade e amadure-cimento”... assim Sergio Bonelli, em seu prefácio para a edição de UM PRÍNCIPE PARA NORMA, do CLUQ (Clube dos Quadrinhos), define KEN PARKER, uma declaração de peso, tão importante para a história editorial de Rifle Comprido no Brasil quanto a publicação em si, um primor.

Logotipo em relevo na capa negra, lombada quadrada, formato 21 X 28 cm, papel de qualidade, P&B, 130 páginas, UM PRÍNCIPE PARA NORMA é o segundo episódio de KEN PARKER lançado pelo selo independente de Wagner Augusto. Edição limitada, chega ao mercado em 2000, com as artes de Ivo Milazzo e Giorgio Trevisan, no roteiro impecável de Giancarlo Berardi. Na ordem cronológica da saga, é nessa aventura que o scout deixa Boston, após os acontecimentos narrados em GREVE (KP 58) e OS GAROTOS DE DONOVAN (KP 59).

ONDE MORREM OS TITÃS narra a história de Alexandra, uma garota que se faz passar por rapaz (Alex) e Orion, um menino com Síndrome de Down e poderes extra-sensoriais. Com essa aventura, lançada em 1999, em dois volumes de 34 páginas cada, formato magazine, tiragem limitada (os mil exemplares do número 1 são numerados), o CLUQ, depois de cinco anos, trás, novamente, Rifle Comprido aos leitores brasileiros. São edições dignas do herói e uma mostra do que estava por vir, Wagner Augusto, representante legal da personagem no Brasil e também um apaixonado, estava para iniciar uma longa cruzada que recolocaria KEN PARKER em seu devido lugar, tão cultuado como nos tempos da velha Vecchi, mas essa é uma outra história.

Na cronologia, ONDE MORREM OS TITÃS enquadra-se entre UM PRÍNCIPE PARA NORMA e UM HÁLITO DE GELO.

João Guilherme

Um comentário:

Anônimo disse...

Com relação a Ken Parker, somente o CLUQ nos deu (no Brasil)edições / álbuns de qualidade.
Amoreira.