7 de março de 2008

UM GOLIAS QUE ADORAVA FÍGADO DE ÍNDIO...

Jeremiah Johnson, homem das montanhas interpretado por Robert Redford, no filme de Sydney Pollack (Warner Bros – 1972) e que levou Berardi e Milazzo a criarem KEN PARKER, existiu realmente? A película baseia-se no romance Mountain Man, de Vardis Fisher e na história Crow Killer, de Raymond Thorp e Robert Bunker. Várias pesquisas na Internet e nada de concreto. Alguns sites comentam, superficialmente, que foi um montanhês famoso por comer fígados (dos Crows?), Liver-Eating'Johnson; há aqueles que defendem que era um exímio combatente com os pés, tinha um chute tão potente que derrubava seus inimigos, na maioria índios; fala-se que esteve no Colorado entre 1810 e 1840 e outros apelam para o absurdo, que media 6 metros de altura, pesava 250 quilos, cabelos e barba “ruivo flamejante”, que matou 300 Crows, para vingar a morte de sua squaw. Há até uma fotografia, vai saber?

Mas o motivo desta postagem são as duas estátuas que encontrei, ambas dedicadas à Jeremiah. A primeira, claramente baseada em Robert Redford, é de autoria de Andrea Miniaturas, pertence à série El Dorado Oeste, à venda na Toy Soldier Maquetas
(o site não informa o material e a dimensão da peça, mas o preço é convidativo EUR 18,80).

A segunda peça é fenomenal, feita em bronze, pelo artista Elie Hazak (1945), natural de Jerusalém, que se autodenomina “o caubói judeu de Israel”. Especialista em modelar índios, caubóis e montanheses, seus trabalhos estão em permanente exposição no Museu Thomas Gilcrease, em Tulsa, Oklahoma.
Hazak, certamente, se deixou impressionar pela lenda do gigante, pois sua obra é o próprio colosso. A estátua mede 81,28 cm.



João Guilherme

3 comentários:

Anônimo disse...

vou comprar!!!

meninos não façam nunca mais isso... já não aguentava ficar sem postagem de vocês...

sei que perdem tempo de estudos, de trabalho, mais mesmo assim... postem sempre, por favor...

Rafael

JoguL disse...

Olá, Rafael!
Nós também já não aguentávamos mais esse sumiço (...risos...).
Por um período, que esperamos seja breve, vamos reduzir as postagens, digamos 04 vezes por semana, mas o
objetivo é sempre pró KEN PARKER Blog. Queremos melhorar o conteúdo das postagens e isso exige mais tempo. Mas garanto que você vai aprovar as modificações.

Abraço,
João Guilherme.

Anônimo disse...

Mateus Albuquerque sonha em uma HQ em que KP, Jeremiah Johnson e "O Gaita" se juntam para combater uma horda de assassinos seriais.

Ele tambem pagaria 100000000 por uma HQ dessas.