1 de abril de 2008



  • LUCA VANNINI nasceu em Roma, em 1961. É o responsável pela criação gráfica de Júlia (Aventuras de uma Criminóloga – Mythos) e desenhou as primeiras 56 páginas de FACCIA DI RAME, última história de KEN PARKER.

KEN PARKERBlog

5 comentários:

Anônimo disse...

Belo desenho.
Um K.P. + tenso e vigoroso, a imagem passa ousadia, determinação, proatividade.
AMoreira.

Anônimo disse...

JG, creio que o Vannini desenhou as primeiras 66 páginas, não?

Abraços,

Sílvio Introvabili

JoguL disse...

Grande Sílvio,
que prazer tê-lo por aqui, um kerparkeriano série ouro.

A informação de que Luca Vannini é o autor das primeiras 56 páginas, vem do livro Ken Parker - Lungo Fucile, de Gisello Puddu e Mauro Giordani-Editoriale Mercury,
páginas 193.

Mas, observando Faccia di Rame e você deve ter às mãos o número 42 da KP Collection, da Panini, estou
propenso a concordar com você, vejamos: A história começa na página 11 (11 + 56 = 67), no entanto, há uma sensível diferença na arte das páginas 66 (mais pesada, mais trabalhada, própria de Vanini) e 67 (mais limpa, mais objetiva de Milazzo, que logo identificamos, apesar da colaboração de Pasquale Frisenda).

Temos, então, duas possibilidades:
1) a informação do livro, que pode estar equivocada, já peguei erros mais grosseiros nessa obra (nas páginas 119, no capítulo Personagens da Saga, Puddu cita a partição de Dashiel Fox apenas nos episódios 1, 2, 7, 8, 9 e 40, omitindo HOMICÍDIO EM WASHINGTON, KP 04, onde o velho Dash aparece e é gravemente ferido - mas pode ter sido um simples erro de revisão...).
2) Nossa velha experiência, o que também não deve faltar àqueles que se propõem a escrever um livro como o citado.

Seja como for, você me deixou mais alerta, da próxima vez vou confiar menos (nas informações)e pesquisar mais (...risos...).

Veja se aparece mais vezes.
Abraços,
João Guilherme.

Anônimo disse...

Oi JG!

Pois é meu nobre Amigo, a pg 67 de Facci di Rame não foi nunca desenhada pelo Vanini, é só observar o rosto do KP no segundo quadrinho, aquela expressão e a forma de fazer os olhos é típico do Milazzo.

Sobre ter aparecido por aqui, saiba de que venho todos os dias e foi um prazer interagir, quiça tivesse mais tempo para contribuir.

Aproveitando o ensejo, não achas que deveria ser feito um post sobre a homenagem que o Milazzo fez ao Frederic Remington na capa e em alguns quadrinhos do miolo de Ai tempi del Pony Express? Homenagem essa mais do que merecida, não achas?

Me diz a sua opinião: Cê gostou da capa do álbum dos 30 anos do KP pela Panini? (risos)


Abraços,

Introvabili

JoguL disse...

Grande Sílvio,
Você tem razão, aliás, existe uma diferença enorme entre as páginas 66 e 67, uma simples olhada e se percebe (foi o que não fiz, simplesmente me deixei guiar pelo livro de Puddu e Giordani).

Sua contribuição seria valiosa, assim não teria que me questionar sobre um post sobre Milazzo e sua homenagem a Frederic Remington (...risos...), mas tem tanta coisa a escrever, tanta pesquisa, que acabamos, na maioria das vezes, recorrendo a "calhaus" para não deixar o blog muito tempo sem postagem. Veja se consegue um tempo, afinal, "de grão em grão a galinha chega à Roma!"

Bem, a última vez que falei da capa
dos 30 Anniversario, deu um rolo...
acho que só nós dois ficamos do mesmo lado (...risos...).
Abraços,
João Guilherme.