31 de janeiro de 2009




AÚ, o capoeirista! Nascido em 1992, dos traços do premiado cartunista Flavio Luiz, Aú – cujo nome significa um conhecido movimento da capoeira -, começou com o esboço de um típico capoeirista baiano recepcionando uma francesa nas ruas do Pelourinho e foi criado por ocasião da exposição Bandes Dessinée – quadrinhos franco-belgas, em parceria com a Aliança Francesa, em Salvador. Nascia assim a idéia de criar um personagem com características do povo brasileiro. Anos mais tarde, Flavio Luiz desenhou um capoeirista mirim, na época com oito anos. Por meio de sucessivos estudos, esboços e aperfeiçoamento no traço, o personagem se consolidou, ganhou vida e atualmente tem 16 anos. As histórias, ambientadas na capital baiana, são repletas de aventura, humor e consciência ecológica mostrando o cotidiano do capoeirista mirim Aú e seu inseparável amigo, o macaquinho Licurí.

“A hospitalidade, a alegria, a criatividade do povo baiano retratadas nos personagens servirão para divulgar ainda mais os lugares, ritmos e as diferenças da nossa cultura, principalmente a cultura negra e seu sincretismo”, declara Flavio.


SERVIÇO:
Aú, o capoeirista
Álbum em edição de luxo, capa dura.
Formato: 21,5cm x 29cm, em papel couché.
Preço de capa: R$ 48,00
Informações: http://www.auocapoeirista.com.br/


FLÁVIO LUIZ RODRIGUES NOGUEIRA, 43, nasceu em Salvador, Bahia. Desde pequeno sua paixão sempre foi história em quadrinhos. Começou a trabalhar como ilustrador para agências de publicidade e blocos de carnaval entre 1986 e 1988. Trabalhou como diretor de arte em 1989 para a Propeg-Bahia. É cartunista e trabalha também como ilustrador publicitário. De 1993 a 1995 foi chargista e ilustrador do jornal Bahia Hoje. Desde então tem participado de diversos salões de humor nacionais e internacionais, recebendo vários prêmios. É também ilustrador do Correio da Bahia desde 2000, chargista da revista Metrópole e do site www.oaranha.com.br. desde 2007. Seus trabalhos fazem parte dos acervos do Museu of Cartoon Art - Boca Raton - Flórida, Gibiteca do Henfil - SP, Word & Pictures Museum – Massachussets, e do livro “Uma Historia do Brasil através da Caricatura”, entre outros.

Flávio Luiz tem seus trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior (I Festival Internacional de Cartoon da Suécia, em Malmo com o tema ecologia). Foi vencedor de prêmios em vários salões de HQ, entre eles o importante Salão de Piracicaba (1994 e 2000). Em 2000 recebeu o Troféu HQMix – considerado o Oscar dos quadrinhos no País – com a revista independente Jayne Mastodonte Adventures #1.


PUBLICAÇÕES:
1999 - Coletânea de tirinhas de JAB - Um lutador e da ROTA 66.
1999 - Revista em quadrinhos Jayne Mastodonte Adventures #1
2006 - Revista em quadrinhos Jayne Mastodonte Adventures #2
2006 – Graphic novel O Messias em parceria com Gonçalo Júnior, pela Ópera Gráfica
e-mail: flavioluizcartum@uol.com.br
fotoblog: http://flavioluizcartum.fotoblog.uol.com.br/




KEN PARKERBlog

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa essa idéia e a arte também.

Anônimo disse...

Não conhecia este artista, mas achei ótima, a sua criação.
Quanto a ilustração do K.P. com seu personagem foi uma grande sacada.
AMoreira.

Anônimo disse...

Grande sacada essa do Flávio... tudo a ver com a idéia. Muito bom!!!
Parabéns.

Lucas Pimenta disse...

Parabéns Flávio...

Grata surpresa ter te conhecido... e sua arte, representa aqui, em parte a importância disso... de acreditar no nosso blog, e a minha, assim como agora a do João, de acreditar no seu trabalho, que sem dúvida é sensacional.

Parabéns irmão!

veloso disse...

MUITO BOM O BLOG VALEU VISITE NOSSO BAÚ ! VALEU !

Lucas Lins Muniz Pimenta disse...

Valeu, Veloso!!

Abraço!