31 de janeiro de 2010



Ângelo Agostini foi um artista genial. Veio pra o Brasil fazer charges e ilustrações. Encontrou um país caótico governado por um Imperador culto, que admitiu suas chacotas. No entanto Agostini ao ser mais determinado em realizar paródias da vida brasileira, acabou por desenvolver uma narrativa gráfica, em quadrinhos, pioneira e vanguardista. Pois realizou uma obra cinematográfica, antes mesmo do cinema ser inventado. Realizando sequências com planos que seriam utilizadas em tiras americanas perto de 50 anos depois dele.

Ao comemorarmos o Dia do Quadrinho Brasileiro, estamos não só reverenciando a arte de um pioneiro ilustre. Mas também festejando a inventividade e perseverança de uma classe de artistas que atua em um ramo repleto de altos e baixos. Uma profissão de muitos riscos. Quase sempre levada como um trabalho extra. Mas que nunca deixou de abrir espaço para falar de nossa gente e de nossas emoções. Sempre apresentou um mundo particular rico e criativo.
.
O Quadrinho Brasileiro merece todos os festejos. Eu agradeço o Prêmio oferecido pela AQC-SP. A Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo, que ajudei a fundar. E comemoro meus 36 anos na profissão. E vamos em frente.


Franco de Rosa, um dos nomes mais importantes do quadrinho brasileiro. Mestre do Quadrinho Nacional (26º Prêmio Ângelo Agostini – 2009).

Veja entrevista concedida a Marcio Baraldi e divulgada no Bigorna.net, aqui.


KEN PARKERblog


4 comentários:

Thiago Cesar disse...

Lucas e João, vocês conseguiram e fecharam a 2° Semana do Quadrinho Nacional, com chave de ouro!

A 1/ já tinha sido sensacional, porém dessa vez superaram-se!

Fantástico.

O texto do Franco de Rosa, vem afirmar isso... e a importância de celebrar o dia dos quadrinhos... e vocês, a maneira de vocês fizeram de forma magistral.

Vida longa ao blog kenparkeriano e que todo ano possamos deslumbrar com a Semana do Quadrinho Nacional.

abraços

JoguL disse...

Thiago,
ano passado, muito em cima da hora, Lucas teve a idéia e, como você disse, foi sensacional. Esta 2ª edição veio num momento importante, mas também nos pegou atrasados e deu no que deu: 25 participações fantásticas. Ano que vem, prometo uma organização digna de cada um desses 25 artistas e de tantos outros que, com tempo hábil, também vão participar.

Abraço.

Anônimo disse...

"Angelo Agostini nasceu em Vercelli, 1843 e morreu no Rio de Janeiro, 28 de janeiro de 1910, e é um dos precursores dos quadrinhos no mundo e um dos primeiros quadrinistas brasileiros.
Também foi um dos primeiros cartunistas brasileiros, e considerado por muitos, o mais importante artista gráfico do Segundo Reinado.
Sua carreira teve início quando estouravam os primeiros combates da Guerra do Paraguai (1864) e prolongou-se por mais de quarenta anos.
Em seus últimos trabalhos, testemunhou a queda do Império e a consolidação da República oligárquica.

Seu principais personagens foram Nhô-Quim e o Zé Caipora.

Agostini também foi o inventor da “revista em quadrinhos”, pois devido ao grande sucesso de Zé Caipora, ele compilou os capítulos semanais do personagem em fascículos mensais, que também se transformaram em sucesso de vendas.

Além disso, o artista ainda foi um dos fundadores da mais importante revista infantil brasileira: O Tico-Tico."


A biografia de Ângelo Agostini,
esse marco da nossa HQ.

AMoreira

Cynthia Lopes disse...

Parabéns pela Semana dos Quadrinhos e pelo blog, muito bom.
bjs