27 de janeiro de 2009




A TURMA DA MÔNICA, de Maurício de Sousa. A história começa em 1959 quando, repórter policial do jornal Folha da Manhã, Maurício tem a oportunidade de desenhar a tira diária de Bidú e Franjinha. Logo surgem Cebolinha (1960) e Cascão (1961)...Mônica aparece só em 1963, inspirada em uma das filhas do desenhista. As aventuras da turma acontecem no bairro fictício do Limoeiro em São Paulo, onde Mônica é a “dona da rua" e Cebolinha, a todo custo, deseja sua posição. Magali, a melhor amiga da Mônica, também tem como referência outra das filhas de Maurício.



EMMANUELLE VIANA PONTUAL, natural da cidade de Recife - PE. Arte-educadora formada pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Arte-educação pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e pela Faculdade de Curitiba. O contato com as artes veio nas aulas de balé, ainda na escolinha. Estudou sapateado americano e dança de salão. Em 1997 cursou Educação Artística, seu primeiro contato com o teatro; em 2003 entrou para o grupo teatral Pressão no Juízo; em 2007, curso de desenho e pintura pela Associação dos Artistas Plásticos de Pernambuco.

A Mônica foi o primeiro quadrinho que li em toda a minha vida e, de certa forma, sempre me identifiquei com ela. Na infância eu era a Mônica, literalmente, em todos os aspectos físicos e psicológicos, gostos e tudo. A Mônica foi uma personagem que me ajudou muito a aceitar quem eu era quando criança”.




KEN PARKERBlog

4 comentários:

Lucas Pimenta disse...

Emmanuelle, parabéns. Adorei a arte, e colocar a turminha com o KEN foi uma grande sacada!

Nós agradecemos imensamente a sua participação.

Esperamos contar com você outras vezes, em um futuro Um dia de Milazzo!

Beijos

Anônimo disse...

Gostei da arte e gostei muito do seu depoimento mostrando a importância da Hq da monica na sua vida. Um abração.

Anônimo disse...

EMMANUELLE VIANA PONTUAL, também adorei a sua ideia mas sobretudo adorei o seu traço nas personagens do Maurício... você bem que poderia ser uma desenhadora da Turma da Mónica! Parabéns!

Anônimo disse...

MAURICIO DE SOUZA ganha canal exclusivo no www.redecarlosdias.com.br

assistam ele no YOUTUBE sessão TRAPINHAS

com VIRGINIA DE MAURO
afilhada de BETO CARRERO.