7 de janeiro de 2008

Como apagar estrelas

Gisello Puddu
, em seu livro KEN PARKER – Lungo Fucile (Editoriale Mercury S.R.L.), escrito em parceria com Mauro Giordani, afirma, às pagínas 107: “CHEMAKO é o segundo capítulo de uma quadrilogia de histórias que inicia com HOMICÍDIO EM WASHINGTON (KP 4) e termina em GRANDE GOLPE EM SÃO FRANCISCO (KP 8), excluso o episódio número seis”. O que levou Puddu a tal conclusão?
Teria sido uma declaração de Berardi? De Milazzo? Não. SANGUE NAS ESTRELAS foi eliminada do arco Donald Welsh, “O Sortudo” (o único inimigo ferrenho que Rifle Comprido encontrou em toda sua Saga) por um desses meros caprichos do Destino.

HOMICÍDIO EM WASHINGTON termina com o scout atingido, na cabeça, por um tiro desferido por Welsh; em CHEMAKO, reaparece aminésico e, só no final da aventura, recupera a memória e recorda o massacre provocado pelo assassino de aluguel; SANGUE NAS ESTRELAS traz nosso herói recuperado, a caminho de Paradise City...logo no início (página 9 – 5° quadrinho) fala da necessidade de dinheiro “para ajustar uma antiga conta no México”; o encontro se dá em SOB O CÉU DO MÉXICO e o duelo final, em GRANDE GOLPE EM SÃO FRANCISCO.
A seqüência está toda aí: O homem foi ferido, se recuperou, caçou seu inimigo e deu cabo dele.

O sexto episódio de KEN PARKER está longe de ser uma ediçã
o qualquer. É em suas páginas que o herói passa a usar a camisa branca, displicentemente fora das calças e o largo cinto que a cinge. É, também, a primeira história que Milazzo não desenhou. É a estréia de Giancarlo Alessandrini (Martin Mystère) na série. Um marco.
E é aí que o Destino começa a trançar uma de suas teias...

Em junho de 1983, a Edizioni L’ISOLA TROVATA lança a série Collana West.
São 34 álbuns coloridos e de grande formato, 25 dedicados à KEN PARKER mais três especiais. No entanto, apenas histórias desenhadas por Ivo Milazzo e Giorgio Trevisan são selecionadas. Os cinco primeiros episódios da série original são respeitados, SOB O CÉU DO MÉXICO passa a ser o número seis
e SANGUE NAS ESTRELAS, ironicamente, vai para o espaço. Teria Puddu, ing
enuamente, se deixado convencer pela chamada da quarta capa da Collana West 4 - OMICIDIO A WASHINGTON?
O golpe fatal vem da Edizioni Lo Scarabeo que, em abril de 1995, lança HOMICÍDIO EM WASHINGTON, CHEMAKO, SOB O CÉU DO MÉXICO e GRANDE GOLPE EM SÃO FRANCISCO (as histórias da mini-saga de “O Sortudo” desenhadas por Milazzo) em sua coleção Lo Scarabeo Mignon (réplicas idênticas de 7X8,8 cms), renumeradas de 1 a 4.

Agora Puddu já tem um bom motivo para justificar seu posicionamento (que, infelizmente, não é só dele). SANGUE NAS ESTRELAS não faz parte de uma das mais brilhantes seqüências das Histórias em Quadrinhos, unicamente, por culpa (ou azar?) de Giancarlo Alessandrini.

João Guilherme

Um comentário:

Anônimo disse...

Caros João Guilherme e Lucas ,em primeiro lugar querdo dar meus parabéns pela brilhante iniciativa de voces ao criarem este blog. O rifle comprido e nós seus seguidores Precisávamos dele !
Apesar de nao ter participado ainda do mesmo,tenho lido tudo que saí no blog religiosamente . E agora lendo o texto sobre SANGUE nas ESTRELAS não pude deixar de fazer este comentário :
Sempre fui fã desta aventura -antes ela estava " eclipsada " pelo Fascinio que me havai causado CHEMAKO ,mas com o tempo mais e mais eu fui gostando de SANGUE NAS ESTRELA ! É uma das histórias mais perfeitas de BERARDI, desde o Titulo ( putz ,isto é titulo de aventura de western ? ) passando pela criação dos personagens de apoio até a tradicional luta entre o solitario xerife e o todo poderoso da região !
Na série, diversas vezes berardi muda o ritmo, seja atravéz de personagens de apoio seja atravéz do ambiente fisico. No começo da aventura há uma situação cômica,contrastando com o final da aventura anterior.
Mas, para Berardi , comédia e tragédia , humor e drama ,vida e morte andam sempre junto ! Afinal , a vida é assim ...
SANGUE NAS ESTRELAS está entre minhas aventuras preferidas e eu até acho que concordo que ela não seja parte do arco do SORTUDO, pois assim sua importancia fica ainda mais evidente na saga do KEN.
Prefiro encara la como uma jóia solitaria . Da mesma mina que vieram : MILADY, LILY e o CAÇADOR, O CAMINHO DOS GIGANTES, DIREITO E AVESSO,OS PIONEIROS,...
um grande abraço pards e continuem com o bom trabalho.

jesus nabor ferreira - querendo descobrir onde o Ken perdeu aquele saco de livros ( hehehehe ) !