28 de janeiro de 2008

Quando o tiro não sai pela culatra...

O que levava um editor a substituir a arte de Ivo Milazzo na capa de uma edição dedicada a KEN PARKER? Considerando a péssima qualidade de sua publicação (geralmente formatinho, papel jornal, histórias remontadas, sem seqüência...) e o custo operacional elevado para imprimir as aquarelas originais, o motivo era financeiro.
Talvez (sei lá se isso é possível?), conseqüência de um “pacote econômico”que pagava apenas os direitos aos episódios...Vai saber? Refiro-me às extintas revistinhas Long Rifle (francesa), Lunov Magnus Strip (iugoslava), Pistolero e Alaska (turcas) e Ken Parker (espanhola – Ediciones Zinco).

Mesmo assim, essas edições ridículas (não encontro outro adjetivo) chegam a ser disputadas por colecionadores, devido a sua estranha originalidade. É curioso (e divertido) colocar um exemplar de RIFLE COMPRIDO (Tendência) ao lado do Long Rifle 1 (Éditions Aventures et Voyages - Mon journal), onde um KEN PARKER, com o cabelo repartido ao meio, bigodes proeminentes, vestindo um casaco de couro castanho avermelhado, cavalga, velozmente, um ponney branco. A maioria dessas capas, eram inspiradas em desenhos de Milazzo, extraídos das histórias. E algumas, pasmem, são magníficas. É o caso da edição 9 da revistinha francesa, uma bela versão de um belo quadrinho do episódio CHEMAKO. Confiram, vale a pena.


Acima, arte de Milazzo e cores de Maurizio Mantero para CHEMAKO - Collana West 5.

Abaixo, capa de Long Rifle 9 - artista desconhecido.


João Guilherme

Nenhum comentário: