3 de janeiro de 2008

CHEMAKO, a história que não esqueço!

"...difícil compreender como algo tão bom pode ser "degustado" por tão poucos privilegiados", afirma Sidney Gusman, jornalista do site de quadrinhos UNIVERSOHQ.

KEN PARKER é quadrinho de qualidade que cativa qualquer leitor, e comigo não foi diferente.

O ano era 1994, e meu pai insistia para que eu deixasse de lado um pouco os super-heróis, para ler um personagem mais humano.

De primeira foi difícil aceitar aquele gibi pequeno, com páginas amareladas, e poeira, o que não facilitou nada a minha leitura, mas ainda assim, resolvi seguir a dica, e logo após aconteceu o que ele esperava, fui fisgado.

O roteiro de Berardi, ainda não exibia a genialidade que seria marca registrada em toda a série de Rifle Comprido, mais ele já mostrava pra que veio.

KEN PARKER não era uma personagem como outro qualquer, era diferente, era humano, podia se ferir como qualquer um de nós, e logo na primeira edição, tem aquela que talvez seja a maior ferida de sua vida, perder o irmão ainda jovem, assassinado!

Apartir daí a trama se intensifica, e temos um belo show de estratégia, digna de ser escrita por qualquer grande militar!

Berardi faz o seu personagem sair a uma verdadeira caçada humana, tudo isso ilustradado por Ivo Milazzo, em sequências cinematográficas! Não conseguia mais parar de ler.

Fui lendo um atrás do outro, cheguei em CHEMAKO, e KEN PARKER conseguiu minhas primeiras lágrimas.

Anos depois, nas edições lançadas pela Tapejara/Tendência, vi uma propaganda sobre CHEMAKO, no qual dizia: " A história que emocionou gerações", e entendi perfeitamente porque meu pai insistiu tanto pra que eu desse uma lida naquela revista.

Hoje o mundo dos quadrinhos se divide, pra mim, em antes e depois de KEN PARKER. Nunca mais vi os quadrinhos com os mesmos olhos.


Lucas Pimenta

2 comentários:

Anônimo disse...

Lucas.
Não há como há como não se apaixonar pelo personagem depois da primeira leitura.
A sua paixão nos deu este Blog de presente.
Abraços.
AMoreira.

Lucas Pimenta disse...

Irmão, não há como não ter certeza de que estamos trilhando o caminho certo!

Obrigado pelas palavras sinceras...

A nossa paixão por algo é o que nos move, e nos faz chegar em algum lugar!
E isso pelo Ken é o que não falta, a mim, ao joão e a você também, que nos brindou com uma maravilhosa arte!

Obrigado.