9 de janeiro de 2008

DIREITO E AVESSO, uma história verídica.

Este não é um texto sobre a deliciosa aventura publicada em KP-36 (Editoriale Cepim), mas sobre um fato ocorrido com a edição de número 9 de KEN PARKER, publicada pela Editora Vecchi, em julho de 1979.

CAÇADA NO MAR, como quase todos os episódios de Rifle Comprido, traz algumas peculiaridades, vejamos: A arte, novamente, é de Giancarlo Alessandrini; Berardi apresenta Nanuk, simpático esquimó inspirado no filme-documentário de Robert Flaherty's, Nanook, de 1927; faz uma homenagem à Moby Dick, filme de John Houston, baseado no romance de Melville e coloca, assim, um homem do velho oeste, acostumado a seguir rastros e enfrentar índios, dentro de uma baleeira em pleno Pacífico.

Mas a edição da Vecchi tem uma outra curiosidade: Sua página 8 espelhada, o que desagrada qualquer leitor. No entanto, o mais estranho está por vir...TERRAS BRANCAS, KP-10 (AGO/1979) - extréia de Bruno Marraffa nos desenhos - apresenta, em sua página 129, um aviso aos leitores: “Devido a um descuido de nossa parte, a página 8 do KEN PARKER anterior saiu invertida em alguns exemplares. Quando descobrimos o erro, paramos imediatamente as máquinas e corrigimos a página, mas vários exemplares já haviam sido impressos com a página invertida. Portanto, se o seu exemplar é um desses “premiados” você é proprietário de uma raridade bibliográfica; mas, ao mesmo tempo, para ler a referida página, só fazendo um esforço sobre-humano ou utilizando a ajuda de um espelho”...O Editor. No verso, a já famosa página 8 corretamente impressa.

A grande maioria dos leitores, de fato, tinha uma “preciosidade bibliográfica” nas mãos ou aquela nota era uma simples justificativa para o erro gráfico?

Justificativa coisa nenhuma. O editor estava correto.Depois de muito garimpar, quase desistir, em 2007, 28 anos depois, consegui um exemplar de CAÇADA NO MAR, da Vecchi, com a página 8 perfeita. Só não sei dizer qual dos exemplares é uma raridade, uma perna de cobra, como diz um amigo querido (também possuidor de um gibi perfeito e autografado pelo OTA, diretor de redação da Vecchi na época) e que não me deixou desistir de procurar. Sílvio, um abraço e obrigado.


Nas imagens: Capa de KP-09 , CAÇADA NO MAR, da Editora Vecchi; a página espelhada e alguns closes e a página do exemplar que contém a página correta.



João Guilherme

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu tenho a edição com a página invertida, e se ela é uma raridade, então estou aceitando ofertas.
He, he, he.
AMoreira.