27 de janeiro de 2008

O KEN PARKER de Milazzo e Trevisan

Escrever sobre a série Collana West é tarefa das mais difíceis. Obra grandiosa, reune Giancarlo Berardi, Ivo Milazzo, Giorgio Trevisan, Renzo Calegari, Raffaele Ambrosio e ninguém mais que Paolo Eleuteri Serpieri.

Lançada em junho de 1983, a publicação da Edizioni L’Isola Trovata apresenta episódios de KEN PARKER , Welcome to Springville e Storie del West. A periodicidade é irregular e confusa (só em janeiro de 1985 foram lançados 03 volumes: HOMICÍDIO EM WASHINGTON, CHEMAKO E SOB O CÉU DO MÉXICO). O 31º episódio, UM HÁLITO DE GELO, data de junho de 1988. São 34 edições primorosas, medindo 22 X 28 cms., à cores e 03 especiais (UM PRÍNCIPE PARA NORMA, ONDE MORREM OS TITÃS E IL RESPIRO E IL SOGNO).

Da primeira série de KEN PARKER (Editoriale Cepim) foram escolhidas as histórias desenhadas por Milazzo e Trevisan. Devido o clássico formato francês as páginas foram remontadas (duas em uma) por Maurizio Mantero, também responsável pelas cores da maioria das aventuras. As capas são todas de Milazzo, inéditas, maravilhosas.

Relacionar os 25 episódios de Rifle Comprido, o número de páginas, a data de publicação seria enfadonho, preferimos apresentar todas as capas, na seqüência em que foram às bancas:





  • Os três primeiros números da série (RIFLE COMPRIDO, MINE TOWN e OS CAVALHEIROS), são publicados como suplementos da revista Orient Express. A 4ª edição (HOMICÍDIO EM WASHINGTON) já traz em seu expediente o título Collana West. O nº 10 (A CIDADE QUENTE) apresenta em sua capa o selo oficial da coleção.


  • Em 1983 só sai o número 1(medindo 23 X 29 cms.); em 1984, MINE TOWN. Ambos coloridos por Ivo Milazzo.


  • KP Collana West 12 (HOMENS, ANIMAIS E HERÓIS) traz em sua primeira página um desenho até então inédito, a figura de Pedrito, o Espertalhão (1951) de Antonio Terenghi. Devido o formato bonelliano, o quadrinho foi mutilado nas edições da Cepim e da Parker Editore (Serie Oro).

  • O episódio 31 (UM HÁLITO DE GELO) foi publicado, anteriormente, nas Comic Art 37 a 40. Cores de Milazzo.


  • Como sempre, uma falha: ADAH, uma das melhores histórias da saga de KEN PARKER, a preferida de Milazzo não consta da KP Collana West. O álbum cartonado do Gruppo Editoriale Lo Vecchio, dedicado à bela negra, lançado em dezembro de 1987, apenas um mês após a publicação da edição 27 da Collana West (A DOIS PASSOS DO PARAÍSO) é a única explicação plausível. ADAH seria a próxima história da lista. No entanto, em fevereiro de 1988, surge no número 28, OS PIONEIROS.





  • A série Welcome to Springville (Berardi-Calegari-Milazzo) foi publicada em suplementos dos números 03, 04 e 05 da Collana West. Os episódios de Storia del West desenhados por Eleuteri Serpieri constam dos números 09, 11, 13, 15, 17 e 19 da coleção.

João Guilherme

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma coisa é certa, cada um em seu estilo, só teve mestres capista essa série.

Rafael