Os turcos insistiram com Rifle Comprido. Foram várias séries. Oito.
Mas muito pouco se publicou, considerando a cronologia do herói.
A estréia foi na revista Pistolero, da editora Hasal Yayinlari. De agosto a novembro de 1981, foram lançados os episódios HOMICÍDIO EM WASHINGTON, CHEMAKO, GRANDE GOLPE EM SÃO FRANCISCO e CAÇADA NO MAR (os três últimos em versões incompletas). KEN PARKER recebe o nome de Skot Long Uzun Namlu, provavelmente devido à série francesa (uma outra história).
Em 1982, a editora Tay Yayinlari que publica outros títulos bonellianos, dedica uma revista ao scout. Mas, devido o momento político (junta militar), evita as histórias sobre o western clássico e apresenta CAÇADA NO MAR e TERRAS BRANCAS em seu primeiro número. A NAÇÃO DOS HOMENS aparece na edição seguinte. Talvez, por esse motivo, a revista traga o nome Alaska. Ao todo, foram 40 episódios (18,5 X 13 cms.), mas sem obedecer ordem cronológica e as capas são trabalhos de artistas locais. A Tay Yayinlari lança uma segunda série de Alaska. As características, as mesmas. Dessa vez são 21 números (a numeração começa do 01), 15 histórias são inéditas e seis republicações.
Dois anos depois, Alaska retorna uma terceira vez. Cinco episódios. Todos publicados nas séries precedentes.
Outubro de 1999, depois de vários anos, a Itahaki Yayinlari lança um álbum em grande formato e ótima qualidade, com a aventura O SELVAGEM, extraído da KEN PARKER Magazine (Parker Editore), capa original de Milazzo.
Um novo título, agora da Aksoy Yayincilik, surge em janeiro de 2000. São quatro episódios CRÔNICAS, O POETA, ÓDIO ANTIGO e A VERDADE, formato e características similares àqueles da Editoriale Cepin (1ª série italiana). As capas são as originais, mas com fundo colorido.
KEN PARKER, da Parantez Yayincilik. A partir de julho de 2000, essa série tem o formato italiano, as capas de Milazzo e obedece a seqüência original.
São idênticos aos exemplares da Serie Oro. Foram 12 números e três especiais com mais de 400 páginas.
A editora Kitap Rodeo dá continuação ao trabalho da Parantez, mas publica só mais 9 números e 8 álbuns.
- Informações extraídas do livro KEN PARKER UM UOMO UMA LEGGENDA – Cronaca di Topolinia – Special 4 - set/2001
3 comentários:
As capas que não são de Milazzo, fica estranho, não?
porém deve ser muito interessante ter na coleção.
Rafael
Olá, Rafael!
Elas só servem mesmo como ítem de
colecionador. O difícil é conseguir
garimpar uma.
Abraço,
João Guilherme.
A Coleção da PANINI Italia, tambe esta muito legal...vale a pena postar algo...
Valeu pelo blog
sds
João
Postar um comentário