22 de janeiro de 2008

KEN PARKER na Turquia

Os turcos insistiram com Rifle Comprido. Foram várias séries. Oito.
Mas muito pouco se publicou, considerando a cronologia do herói.
A estréia foi na revista Pistolero, da editora Hasal Yayinlari. De agosto a novembro de 1981, foram lançados os episódios HOMICÍDIO EM WASHINGTON, CHEMAKO, GRANDE GOLPE EM SÃO FRANCISCO e CAÇADA NO MAR (os três últimos em versões incompletas). KEN PARKER recebe o nome de Skot Long Uzun Namlu, provavelmente devido à série francesa (uma outra história).

Em 1982, a editora Tay Yayinlari que publica outros títulos bonellianos, dedica uma revista ao scout. Mas, devido o momento político (junta militar), evita as histórias sobre o western clássico e apresenta CAÇADA NO MAR e TERRAS BRANCAS em seu primeiro número. A NAÇÃO DOS HOMENS aparece na edição seguinte. Talvez, por esse motivo, a revista traga o nome Alaska. Ao todo, foram 40 episódios (18,5 X 13 cms.), mas sem obedecer ordem cronológica e as capas são trabalhos de artistas locais. A Tay Yayinlari lança uma segunda série de Alaska. As características, as mesmas. Dessa vez são 21 números (a numeração começa do 01), 15 histórias são inéditas e seis republicações.
Dois anos depois, Alaska retorna uma terceira vez. Cinco episódios. Todos publicados nas séries precedentes.

Outubro de 1999, depois de vários anos, a Itahaki Yayinlari lança um álbum em grande formato e ótima qualidade, com a aventura O SELVAGEM, extraído da KEN PARKER Magazine (Parker Editore), capa original de Milazzo.

Um novo título, agora da Aksoy Yayincilik, surge em janeiro de 2000. São quatro episódios CRÔNICAS, O POETA, ÓDIO ANTIGO e A VERDADE, formato e características similares àqueles da Editoriale Cepin (1ª série italiana). As capas são as originais, mas com fundo colorido.

KEN PARKER, da Parantez Yayincilik. A partir de julho de 2000, essa série tem o formato italiano, as capas de Milazzo e obedece a seqüência original.
São idênticos aos exemplares da Serie Oro. Foram 12 números e três especiais com mais de 400 páginas.

A editora Kitap Rodeo dá continuação ao trabalho da Parantez, mas publica só mais 9 números e 8 álbuns.


  • Informações extraídas do livro KEN PARKER UM UOMO UMA LEGGENDA – Cronaca di Topolinia – Special 4 - set/2001




João Guilherme

3 comentários:

Anônimo disse...

As capas que não são de Milazzo, fica estranho, não?

porém deve ser muito interessante ter na coleção.

Rafael

JoguL disse...

Olá, Rafael!
Elas só servem mesmo como ítem de
colecionador. O difícil é conseguir
garimpar uma.

Abraço,
João Guilherme.

advogadodigital disse...

A Coleção da PANINI Italia, tambe esta muito legal...vale a pena postar algo...

Valeu pelo blog

sds

João